Como escolher chuchu no mercado?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Dê preferência a chuchus com a casca brilhante e menos espinhos. Evite chuchus de casca amarelada, sem brilho e muito enrugadas – são sinais de chuchu está velho, ou seja, vai ficar menos macio depois de cozido.

Apesar da rigidez, o chuchu verde escuro costuma ser mais fácil de partir e também é mais macio por dentro do que o próprio chuchu-verde quando colhido e consumido antes de amadurecer.

OBS: não precisa tirar o miolo do chuchu. Caso tenha vindo com a semente, retire com uma colher e descarte.

Prefira sempre os legumes da estação, pois eles são mais frescos e saborosos. Escolha os que estejam com a aparência firme, fresca e com folhas brilhantes. Evite os que apresentem manchas escuras, folhas murchas, estejam esfolados ou amassados.

A casca deve estar lisa, fina e sem machucados. Ela precisa estar ligeiramente macia, cedendo um pouco no momento do toque, para indicar que a fruta está docinha e madura. Quanto mais verde a casca, mais verde estará a pera. Portanto, escolha as mais amarelinhas.

No entanto, o ideal mesmo é guardar na geladeira, dentro da gaveta especial de verduras, envoltas por um papel toalha e dentro de um pote hermético ou de um saco plástico para o ar frio não queimar o chuchu. Desta forma, se for guardado cru, inteiro e com casca, dura até um mês na geladeira.

A doença - Antracnose em chuchu
A antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum lagenarium, é a doença mais frequente e com maior potencial destrutivo no chuchuzeiro.

A cor varia do branco ao verde bem escuro. Conforme a espécie a casca pode ser lisa ou com espinhos.

A palavra xuxu, com x, está errada. Devemos utilizar a palavra chuchu sempre que quisermos referir o fruto verde e comestível do chuchuzeiro. Além disso, esta palavra é usada popularmente para indicar uma pessoa bonita e formosa.

O chuchu branco difere do verde por ter um tamanho menor e a coloração clara. É cultivado por pequenos agricultores, não sendo comercializado em grande escala. Esse "imperfeito" no formato, mas perfeito nutricionalmente é colheita de #quintal.

Todas as partes do chuchu podem ser consumidas, como a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas.

O atrito entre as partes fará com que o chuchu solte uma espécie de espuminha, que é a “gosma” do alimento. Depois disso, raspe levemente a faca sobre cada uma das metades e lave-as novamente em água corrente.

Antes de descascar o chuchu, coloque um pouquinho de óleo nas mãos. Isso vai evitar que a "cola" grude nas suas mãos. Mas, cuidado, viu? O óleo vai deixar as suas mãos um pouco escorregadias, então use aquela faca própria para cortar legumes ou um descascador de legumes.

O chuchu pode ser ingerido cru ou cozido, sem restrições de partes que podem ser consumidas. Isso significa que a casca, a polpa e os brotos da fruta podem complementar a sua refeição.

Características como partes moles e odor forte podem indicar que o produto já está muito amadurecido e impróprio para o consumo. Verifique também se as frutas e as hortaliças não estão murchas e machucadas. A cor é outro fator importante. Cada fruta tem o seu padrão.