Como escolher biscoito de polvilho?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Ler o rótulo é a melhor saída: o biscoito tradicional, mineiro, leva não mais do que polvilho, água, leite, sal, ovo e, como gordura, óleo de soja ou banha de porco – calórico, porém natural.

Se você faz uma dieta de baixo sódio, não é uma boa ideia incluir o biscoito de polvilho. Ele também não deve ser consumido se você faz alguma dieta de restrição de carboidrato.

Disponível nestas lojas:

  • Carrefour Hiper.
  • Muffato.
  • Muffato Gourmet.
  • Pão de Açúcar.
  • Extra.
  • Max Atacadista.
  • Assaí

O polvilho azedo é muito conhecido por ser ingrediente de uma das receitas mais queridas do Brasil: o pão de queijo. Mas, por ser um ótimo substituto da farinha de trigo, pode ser utilizado em diversas receitas culinárias, incluindo o famoso biscoito de polvilho, pães, rosquinhas, chipas e crepioca.

Qual é a diferença entre polvilho doce e azedo nas receitas? Em função da diferença do teor de acidez, esses dois ingredientes apresentam sabor e aroma distintos e reagem de forma diferente quando adicionados a uma receita. Por isso, não é recomendável substituir um pelo outro.

Ela indica o consumo máximo de meio pacote médio de biscoito (o equivalente a 50 g por dia), de preferência no meio da manhã ou como lanche da tarde – ou seja, entre duas das principais refeições. É importante nunca comer mais que a porção diária.

Biscoito integral é fonte de fibras
A dica número 1 para readaptar o cardápio é apostar nos biscoitos integrais. Afinal, eles são muito mais saudáveis que as versões tradicionais.

Um dos grandes benefícios do polvilho é que ele aumenta a sensação de saciedade no organismo. Por isso, é uma ótima pedida para controlar aquela ansiedade que vem acompanhada da fome de comer alguma coisa.

O polvilho doce não contém gorduras e é livre de glúten, por isso, pode ser utilizado no dia a dia de pessoas com doença celíaca, ou que pretendem diminuir o consumo dessa proteína.

Diante desses valores, podemos concluir que o biscoito de polvilho doce ou salgado é rico em carboidratos e pobre em fibras, o que determina seu alto índice glicêmico. Por isso, ele não é um alimento indicado para fazer parte do seu dia a dia, pois poderá impactar negativamente em sua glicemia.

Alguns alimentos que produzem menos gases são: leite de soja, suco de soja e iogurte, café descafeinado, torradas, biscoitos salgados com pouca gordura, biscoito de polvilho, pães (integral, sírio, sueco e francês sem miolo), queijos magros (minas, ricota, cottage, mussarela) sopas caseiras à base de carnes e legumes, ...

Apesar de mais calórico, um pão francês (ou dois de forma) é mais saudável e engorda menos do que cinco biscoitos.

Olha, os sequilhos também são conhecidos como rosquinhas e costumam ser feitos de amido de milho ou polvilho. E, na maioria das vezes, tem o formato arredondado, como um disco com um buraco no meio, tá? Outro ingrediente dos sequilhos é a manteiga ou a gordura vegetal, que faz a massa ficar sempre bem macia e leve.

Essa, sem sombra de dúvida, é a maior questão entre paulistas e cariocas. Na Terra da Garoa, por exemplo, “bolacha” é o nome dado para qualquer tipo do produto, seja ele recheado ou salgado, enquanto “biscoito” seria só o de polvilho.

O que é melhor: TAPIOCA ou POLVILHO AZEDO? Sem dúvidas o polvilho azedo. A tapioca é sim um alimento bom, mas nela contém conservantes que fazem mal para a saúde, por isso deve ser consumida eventualmente. O polvilho azedo não tem conservantes, então pode ser consumido todos os dias.

O polvilho, por ser uma fécula, não contém fibras e é um alimento com um baixíssimo valor nutricional, podendo ser considerado inferior, inclusive, à farinha de trigo branca refinada.

Para começar, é importante evitar a ingestão de doces e refinados, como pão branco, biscoitos e bolachas.

Esse é um alimento com sabor intenso e levemente azedo, que passa por um processo de fermentação em seu preparo, o que faz com que seu uso em massas gere uma expansão que lembra um pouco a do fermento.Você pode usar o polvilho azedo no preparo de biscoitos, petiscos e pães.

De cara a gente pode adiantar que polvilho doce não tem nada a ver com açúcar, assim como o azedo não se refere a algo estragado. A diferença é no tipo de ingrediente e nas suas propriedades, mas fica tranquilo porque o TudoGostoso explica tudo que você precisa saber sobre o tema nas próximas linhas.

Isso porque ao ser industrializada são adicionados outros ingredientes como gordura vegetal, muito sódio, açúcares e conservantes para que ela se torne mais atrativa para o paladar. Por conta disso, a pipoca se torna mais calórica e com menor valor nutricional.