Como escolher a lâmpada de LED para cada ambiente?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

Na hora da escolha da temperatura, a dica geral é: para ambientes calmos e de descanso, como salas, quartos, escolha lâmpadas quentes; para demais ambientes, como cozinha e banheiros, opte por lâmpadas frias. A potência é importante para se certificar de que o ambiente ficará suficiente iluminado com a lâmpada.

A potência ideal para sua lâmpada de LED vai depender do tamanho do cômodo e do seu objetivo. Quanto maior o valor em Watts, mais intensa é a luz. Aqui é importante ter em mente que locais de trabalho ou afazeres domésticos demandam maior iluminação para não comprometer seu conforto visual e bem-estar.

Para começar, é necessário enumerar o tamanho da área onde a luminária será instalada, indicando a largura e o comprimento em metros. Há diferentes modelos de. Essas peças costumam revestir tetos de casas, apartamentos e ambientes de trabalho, funcionando como a principal fonte de luz do cômodo.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

Ou seja, uma necessidade de aproximadamente 100-200 lux (lx) para a iluminação principal. Em uma sala de 20 m2, são necessários 2.000 a 4.000 lumens. Para obtê-los, a potência cumulativa de todas as lâmpadas LED instaladas deve ser entre 20 W e 40 W.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

Você sabia que em média, uma lâmpada fluorescente de 20W de potência tem a mesma luminosidade que uma de LED com 9W? Uma lâmpada LED (Light Emitting Diodes) possui melhor eficiência na iluminação de um ambiente, além disso, o seu impacto ambiental é menor que o da fluorescente1. Veja o quadro abaixo.

Luz Quente (Até 3000K)
A luz quente, com uma temperatura de cor de até 3000K, proporciona um brilho suave e aconchegante, semelhante à luz das velas. É perfeita para áreas de relaxamento, como salas de estar, quartos e espaços de convivência.

Ela ilumina 1680 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 16m² .

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso e relaxamento, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

As lâmpadas LED são até 10 vezes mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e as halogenas. Isso significa que uma lâmpada LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à lâmpada incandescente ou halógena de 100W.

Ou seja, uma lâmpada de 100 watts, usada seis horas por dia, consome, no final do mês, 18KW de energia elétrica.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.