Como escolher a armação de óculos ideal?

Perguntado por: ralvim . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Para não errar na escolha, basta lembrar da regra: quanto maior o tamanho do aro da armação, mais grossas as lentes podem ficar. Por esse motivo, quem tem grau moderado ou alto deve sempre optar por armações menores para ter um óculos de grau com lentes mais finas.

5 dicas na hora de escolher os óculos de grau

  1. Respeite o formato do rosto. ...
  2. Defina o material das lentes. ...
  3. Verifique quais funcionalidades fazem diferença para você ...
  4. Escolha o material da sua armação. ...
  5. Fique atento com a proteção contra a luz de telas em aparelhos eletrônicos.

Os óculos devem ficar apoiados nas orelhas e no nariz. As lentes não devem encostar nas bochechas. Com esses cuidados, seus óculos ficarão confortáveis no seu rosto.

Os óculos certos devem ficar confortavelmente apoiados na ponte do nariz e não devem ser pressionados contra a testa ou bochechas. Principalmente para não machucar o nariz. No entanto, eles não devem ficar muito perto da ponta do nariz a ponto de escorregar quando você aperta os olhos ou enruga o nariz.

Os modelos de óculos de grau com estruturas metálicas e delicadas têm conquistado as influenciadoras de moda. As armações redondas com lentes grandes conhecidas como oversized também têm se destacado, assim como os óculos prateados, dourados ou rosês.

O ideal é que os óculos fiquem rente à bochecha, já que alternativas muito grandes ou pequenas, além de desproporcionais, causam desconforto. Para saber a largura total da armação é só somar a largura das duas lentes e da ponte.

Armações compatíveis com as lentes para até 4 graus
Recomendamos apenas observar o tamanho da armação, pois armações muito grandes, com tamanho de aro maior que 56mm, não são compatíveis. E também armações esportivas que são bastante curvadas. Veja como você pode saber o tamanho do aro da sua armação.

Saiba maneiras de como ficar bonita com óculos de grau.

  1. 1 – Escolha um modelo de armação que caia bem no seu tipo de rosto. ...
  2. 2 – Cuidado na hora de escolher a cor da armação. ...
  3. 3 – Maquiagem. ...
  4. 4 – Disfarce a sombra dos óculos no rosto. ...
  5. 5 – Tenha mais o que uma armação.

Confira os principais sintomas de uma pessoa que está utilizando um grau incorreto e fique atento:

  1. 1- Não consegue focar a visão. ...
  2. 2- Sofre com tonturas e dores de cabeça. ...
  3. 3- Sente náuseas e vertigem. ...
  4. 4- Não consegue enxergar com apenas um olho. ...
  5. 5- Faz muito esforço para enxergar.

São eles: rosto redondo, quadrado, retangular/oblongo, oval, diamante, coração e triangular.

Rosto oval: a medida do comprimento é maior do que a largura. É um pouco mais alongado do que os outros formatos. Rosto coração: a testa é larga e as linhas da lateral do rosto são retas, afinando até o queixo. Este perfil também é associado ao formato triângulo invertido.

Titânio

Titânio. O óculos de titânio é mais leve e resiste à corrosão quando comparado ao alumínio, por exemplo, além da alta resistência a impactos e quedas.

Rostos ovais permitem o uso de diversos tipos de armações, como as maiores e mais largas, pois os seus ângulos são mais suaves e delicados, sem nenhum ponto que fique muito em evidência. Opte por modelos como retangulares, ovais, ou até mesmo aviadores e redondos.

Tradicionalmente, os formatos de rosto mais comuns são: triângulo invertido, quadrado oval e redondo, portanto, vamos te mostrar as características de cada um deles e te ensinar a identificar o seu!

Para fazer o exercício para diminuir as bochechas, é só sorrir e forçar ao máximo os músculos da face, sem forçar o pescoço. Segure o sorriso por 10 segundos e relaxe durante 5 segundos. Repita mais 10 vezes.

Dicas úteis:

  1. Ajuste as armações suavemente, um pouco de cada vez. Assim, pode evitar possíveis danos aos seus óculos.
  2. Passe as hastes sob água morna para facilitar o ajuste. Porém, nunca use água fervente.
  3. Evite passar água morna sobre as lentes, pois isso pode afetar o revestimento delas.

colocar os óculos na ponta do nariz não é uma boa ideia. Isso pode destacar a largura das narinas e tornar o visual cansado; quem opta por uma peça quadrada ou retangular, pode apostar nas pontes, ou seja, a ligação entre um aro e outro, em formato de fechadura.

Se o óculos estiver escorregando no nariz ou provocando marquinhas de apoio, empurre as plaquetas para dentro. E se quiser uma armação mais alta no rosto, basta empurrar para fora.