Como escoar esgoto mais baixo que a rua?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Para ligar ao sistema de esgotamento sanitário os imóveis que estão abaixo do nível da rua ou em encostas, os proprietários devem instalar microelevatória que bombeia o esgoto para a rede.

Construção de uma fossa séptica
A fossa séptica é outra solução para a destinação do esgoto de um imóvel em um terreno com declive. Afinal, ela o recebe e inicia o seu tratamento. Além disso, a fossa impede o descarte do esgoto a céu aberto, de modo a evitar a proliferação de diversas doenças.

A responsabilidade por promover a regularização do esgotamento sanitário, com sua ligação à rede pública disponível, é do proprietário do imóvel que, mesmo sem providenciar tal medida, pode ser cobrado pela respectiva concessionária ao oferecer o serviço.

A servidão de passagem é um direito real que permite que o proprietário de um imóvel se utilize da área de um outro imóvel para ter acesso a outro local – geralmente uma via pública, como uma rua ou avenida.

Declividade mínima da tubulação (caída)
De acordo com a NBR 8160 Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução: Para um escoamento eficiente, recomendam-se as seguintes declividades mínimas: Diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm (milímetros): 2% Diâmetro igual ou superior a 100 mm: 1%

29,5 cm

Como dito, a distância mínima entre o centro de saída de esgoto e a parede deve ser de 29,5 cm. Respeitar esse valor garantirá maior eficácia e reduzirá o risco de entupimento.

A norma preconiza para tubulações com diâmetros inferiores ou igual a 75 mm adotar 2% de inclinação, para tubulações acima ou igual a 100 mm utilizar inclinação de 1%”, comenta Adriano Andrade, diretor comercial da Wavin no Brasil.

“Gostaria de saber qual a porcentagem de caimento para tubulação de esgoto, para ligação da rua. A distância é de cerca de 40 metros.” Recomenda-se uma declividade mínima de 1%. Portanto, para essa distância de 40 metros, o desnível total será de 0,4 metros (40cm).

Como funciona a Estação Elevatória
Antes que o líquido caia no poço de elevação, o efluente deve passar por um cesto de coleta de resíduos para a separação dos sólidos grosseiros. O efluente flui, então, para o compartimento de elevação, onde deve ser armazenado e em seguida recalcado. São utilizadas duas motobombas.

Isso é proibido segundo a Lei Municipal Nº 950/2003. Estes deverão ser canalizados e direcionados para a fossa séptica da própria residência. Quem despeja água servida na rua comete crime ambiental, causa inúmeros transtornos em nossa comunidade e pode ser multado.

O Saaesp é responsável por reparar os vazamentos externos (ruas, calcadas, etc.) e cavaletes de ligação de água até o hidrômetro. Proprietários são responsáveis pelos encanamentos internos, válvulas e calçadas.

E qualquer pessoa, ao presenciar essa situação, pode denunciar na Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 (ligação gratuita), lembrando que as denúncias também podem ser feitas de forma anônima.

O proprietário será obrigado a tolerar a passagem, através de seu imóvel, de tubulações de serviços de utilidade pública – como rede de esgoto ou água pluvial – em proveito do proprietário vizinho (art. 1.286 do Código Civil).

Edificar sobre redes é proibido
A prefeitura proíbe a construção de edificações sobre equipamentos de drenagem porque obstáculos impedem os serviços de manutenção.

No caso da servidão de energia elétrica, que é a mais freqüente, a jurisprudência fixa a indenização em valor que varia entre 20% e 30% sobre o valor da terra nua". Por fim, vale ressaltar que a servidão, por se tratar de direito real, deve constar na escritura do imóvel para dar publicidade.

Faixa de servidão é uma faixa de terra que acompanha o percurso de um duto ou linha de transmissão. Por determinações legais, essa faixa deve ter a largura de 20 metros, alinhada pelo centro do duto, e deve ser mantida livre de construções e culturas de grande porte e/ou perenes.

A passagem forçada é direito de vizinhança e encontra respaldo no Código Civil, especificamente no artigo 1.285, quando garante que o proprietário do imóvel encravado poderá constranger o vizinho a lhe dar passagem para acesso, mediante pagamento de indenização.

2 metros

De acordo com a especialista Paloma Cipriano, a altura correta para fixar os ganchos para rede de descanso é de 2 metros do chão.

Curvas em 90º nas tubulações de esgoto.
É possível observar em alguns projetos sanitários, a aplicação de joelhos e curvas em 90º nas mudanças de direção na horizontal, sendo que está aplicação não está correta.

5 formas de melhorar o saneamento básico do município

  1. 1# Preservar rios e mananciais. ...
  2. 2# Reduzir o vazamento de água potável. ...
  3. 3# Coletar o esgoto da forma correta. ...
  4. 4# Investir em educação ambiental para a população. ...
  5. 5# Unir esforços de empresas públicas e privadas.

As tubulações de esgoto
As instalações de esgoto correm, em sua maior parte, por baixo do piso, estando conectadas ao vaso sanitário, ao ralo do banheiro, às pias e “deságuam” na caixa de inspeção, de onde são conduzidas para a rede de esgoto pública.