Como Esaú morreu na Bíblia?

Perguntado por: ovieira8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Gênesis: Esaú vira as costas para Deus e recebe a maldição de Ismael; saiba como.

Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Os habitantes de Edom - os edomitas - seriam descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gn 25-36).

A história se concentra na perda de Esaú de seu direito de primogenitura para Jacó e no conflito que se seguiu entre suas nações descendentes por causa do engano de Jacó a seu pai idoso e cego, Isaque, a fim de receber a bênção / direito de primogenitura de Esaú de Isaque.

De que serve a primogenitura para um homem faminto?” Agora, se ele estava realmente faminto ou só exagerando, não sabemos ao certo. De qualquer maneira, eles fizeram a troca. Ao fazer isso, Esaú “desprezou” sua primogenitura, ou mostrou que ele realmente não se importava muito com o assunto.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca.

Inclusive, o texto bíblico diz que Jacó tomou a bênção de Esaú ao enganar Isaque. Por isso o episódio em que Isaque abençoa Jacó mostra as fragilidades e os erros da família da aliança. Jacó recebeu a bênção de Isaque, mas a forma como isso aconteceu foi um tanto quanto obscura.

Segundo Gênesis 26:34–35, Basemate era filha de Elom, o Hitita. O casamento de Esaú com duas mulheres cananeias (Basemate e Judite) teria desagradado a seus pais, Isaque e Rebeca.

No geral, a maioria dos estudiosos defende que Esaú teve três ou quatro esposas. Essa indefinição ocorre justamente por causa das diferenças de nomes nas listas das esposas de Esaú. Em Gênesis 26 o texto bíblico informa que quando tinha quarenta anos de idade, Esaú se casou com duas mulheres hititas.

Ele era um homem muito peludo e um bom caçador. Esaú ficou conhecido por ter desprezado sua herança de filho mais velho e por ter perdido sua bênção para Jacó.

Esaú Se traduzirmos literalmente, Esaú significa "homem cheio de pelo", mas o nome também está associado com "aquele que age", o que se encaixa perfeitamente na história do protagonista.

Aolibama

Esaú reúne todos no acampamento e anuncia Aolibama como sua quarta esposa.

Jacó leva o guisado feito por Rebeca até seu pai e muda sua voz. Isaque desconfia, mas acredita se tratar de Esaú e lhe dá a benção que seria do primogênito. Emocionado com a resposta do filho, Isaque volta a ficar confuso, mas segue adiante: "Maldito seja os que te amaldiçoarem, e bendito seja os que te abençoarem!"

Durante anos, Esaú acumulou ódio e queria vingança. Durante anos, Jacó cultivou o medo, mas se aproximou de Deus. Na noite anterior ao encontro, Jacó orou e a sua oração transformou o coração de Esaú. Esaú perdoou a Jacó.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

Esaú também alegou que Jacó já havia lhe enganado duas vezes. Ele disse: “Tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha” (Gênesis 27:36). O direito de primogenitura e a bênção não eram exatamente a mesma coisa.

Esaú casou-se com mulheres de Canaã: com Ada, filha de Elom, o hitita, e com Oolibama, filha de Aná e neta de Zibeão, o heveu; e também com Basemate, filha de Ismael e irmã de Nebaiote.

E levantou Esaú a sua voz, e chorou. 39 Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus. 40 E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.

Os edomitas desapareceram no pós-exílio. Depois do V ou IV século, sua região foi ocupada pelos comerciantes Nabateus: um grupo que vivia no deserto sem uma identidade muito definida.

Na cultura daquela época, o filho primogênito recebia a “primogenitura”, que incluía o direito de presidir a família e uma porção dobrada dos bens e terra de seu pai quando este morresse. O filho primogênito então poderia tomar conta do restante da família, inclusive a viúva do pai.

Segundo a tradição cristã, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, abre mão de seus direitos de primogênito por um prato de lentilha. De acordo a Bíblia, um dia, Esaú chega em casa faminto e encontra o irmão cozinhando a leguminosa. “Dê-me dessa comida”, implorou ele.

Esaú foi chamado profano porque trocou algo de grande valor e importância por uma coisa de pouco valor. Esse exemplo de Esaú é usado pelo autor de Hebreus, quase 2.000 anos depois do fato, para ensinar uma lição importante para os seguidores de Jesus.