Como eram reveladas as fotos de antigamente?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Nos primórdios da fotografia (séc. XIX), as fotos eram captadas numa chapa de vidro coberta com uma emulsão fotossensível que, depois de revelada se tornava no negativo. Esse negativo era depois usado para expor papel fotossensível e fazer as fotos.

Neste estágio, é utilizado um produto químico denominado revelador, que por meio da reação de óxido-redução conclui a transformação dos haletos de prata, contidos no filme fotográfico, em prata metálica. Os reveladores são soluções alcalinas, geralmente à base de metol e hidroquinona.

Revelação fotográfica é o processo de transformação da imagem latente registrada no filme fotográfico em imagem visível através de processo químico. A luz sensibiliza os cristais de prata contidos na emulsão fotográfica que sofrem alterações que resultarão em sua transformação em prata metálica.

A luz sensibiliza os cristais de prata contidos na emulsão fotográfica que sofrem alterações que resultarão em sua transformação em prata metálica. Para efetivar esta transformação é necessário um acúmulo de energia luminosa.

8- Revelação de um filme ou papel fotográfico
Deve haver também uma luz para a iluminação durante o experimento que é produzida por uma lâmpada inactícia vermelha, pois seu comprimento de onda é maior do que o da luz visível.

Inicialmente, as fotografias eram em preto e branco e, a partir do século XIX, ocorreram diversas tentativas para se obter imagens coloridas, mas elas não apresentavam resultados satisfatórios, tendo em vista que as cores não fixavam a fotografia ou desapareciam rapidamente.

1826

A primeira fotografia de que se tem registro foi tirada na França, em 1826, por Joseph Nicéphore Niépce. Entretanto, há quem afirme que sua história teve início muitos séculos antes desse registro, com as experiências feitas por alquimistas na Antiguidade.

Resposta verificada por especialistas
As semelhanças entre fotografias antigas e fotografias atuais são que ambas são capturadas em um único momento. A única diferença é que as fotos antigas foram capturadas em filme, enquanto as fotos de hoje são capturadas digitalmente.

Voltando ao século XIX, vale mencionar que àquela época desenvolveram-se, ainda, muitos outros papéis fotográficos, a partir de sais de ferro, platina, paládio etc. havia ainda os processos fotográficos que se baseavam na goma bicromatadas (com dicromato de potássio).

A importância de fazer um fotolivro ou revelar nossas fotos é que ambos protegem as nossas memórias, facilitando o acesso para gerações futuras (nossos filhos e netos, por exemplo) à nossa história, como vivemos e o que experimentamos em uma época totalmente diferente da deles.

A história da fotografia começa na Antiguidade, mas somente em 1826 o primeiro registro foi feito. A façanha foi realizada pelo francês Joseph Niépce, e na mesma época, Hercule Florence, assim como seu conterrâneo, desenvolvia um método fotográfico aqui no Brasil.

Entendendo os tipos de revelação

  • Filme Negativo Colorido.
  • Filme Invertido (ou Positivo) Colorido.
  • Filme Negativo Preto/Branco.

Funciona de um jeito muito simples: uma impressora imprime as fotos como qualquer outra imagem ou tipo de impressão em papel, que pode ser papel fotográfico ou qualquer outro tipo, como o Couché, por exemplo. O processo é, basicamente, tinta sobre o papel. Revelação de fotos: processo químico para profissionais!

Deve-se deixar o filme descansando por dois a três segundos após ser retirado da água. Com o objetivo de evitar marcas de água e secagem na radiografia e de acelerar a secagem, enxágüe por cerca de 30 segundos em um agente umedecedor após ter sido retirado da água da lavagem.

Revelação – Nessa etapa é utilizado um produto químico chamado “revelador” (soluções alcalinas, normalmente à base de hidroquinona ou metol), por meio da reação de óxido-redução, ocorre a transformação dos haletos de prata, contidos no filme fotográfico, em prata metálica.

A fotografia foi responsável por uma grande revolução na pintura, já que possibilitava uma representação “perfeita” do objeto fotografado. Representação desejada pelos pintores desde o início do renascimento, quando se iniciou uma intensa pesquisa de técnicas para melhor (de maneira mais fiel) reproduzir a realidade.

Para 250ml de Parodinal concentrado, você vai precisar de 30 comprimidos de paracetamol (isso mesmo, o analgésico), que deverão ser completamente reduzidos a pó e depois dissolvidos em 150ml de água. Algum resíduo pode se depositar no fundo do frasco, mas isso não afeta a eficiência do revelador.

Importante: Uma foto “estourada” é aquela que resultou de uma exposição inadequada à luz: muita luz entrou na câmera e a foto ficou clara demais. Isso não é high key, é erro de exposição mesmo!

Luz e Sombra na Fotografia possuem diversas funcionalidades. A profundidade dos objetos é uma delas, sem dúvida. Com o ajuste da sombra correto o fotógrafo consegue capturar imagens em até 3 dimensões e causar um efeito incrível.

Podiam ser coloridas com aquarela, pastel e vários outros materiais. Também passaram a ser produzidos slides para projeção, colorindo transparentes fotografias impressas em placas de vidro.