Como eram os saraus de antigamente?

Perguntado por: aramires . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

O saraus se caracterizam como eventos musicais ou literários que aconteciam em casas particulares de pessoas que se reuniam com o intuito de promover a integração social e cultural de um determinado grupo. Na Idade Média, os saraus eram os momentos em que se apresentavam cantores e trovadores.

Este tipo de evento se popularizou no século XIX, principalmente entre grupos de aristocratas e burgueses e chegou ao Brasil em 1808, com D. João, seguindo os moldes dos salões franceses.

Sarau é um evento cultural em que as pessoas se encontram para se manifestar artisticamente. Em geral, o evento envolve dança, poesia, leitura de poemas, histórias, música, teatro e artes plásticas. Manuscrito do Cântico dos cânticos.

Mas, naquele momento do sarau, que dura em torno de uma hora e meia, duas horas, a galera esquece um pouco”, comenta Marah. “Não esquece totalmente, porque é impossível, mas esquece um pouco de todas aquelas preocupações e tristezas e tenta se envolver, de alguma maneira.”

A corte portuguesa trouxe os saraus para o Brasil em 1808. Realizados a princípio no Rio de Janeiro, os encontros seguiam os mesmos moldes dos salões franceses. Em seguida, fazendeiros de São Paulo aderiram à moda e na metade do século XIX o movimento já era popular em todas as capitais do país.

Sendo assim, o Sarau nasce da necessidade de criar espaço onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente compartilhando saberes no que diz respeito aos assuntos arrolados à literatura, podendo abranger dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte ...

Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.

Vale ressaltar que os saraus são importantes para a sociedade, pela capacidade de alimentar o sentimento de identidade das pessoas e despertar nelas, através de literatura e de outras manifestações artísticas, novas interpretações, novas visões sobre os problemas e necessidades sociais.

Como organizar um sarau
O primeiro passo é apresentá-lo para os alunos. Explique o que é, como pode ser feito, apresente algumas experiências em vídeo e conversem sobre as impressões. Depois, faça um convite para que façam um sarau. Coletivamente, definam quais serão as apresentações, o local e a duração.

Um sarau é um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.

2009

Projeto reunia escritores, dramaturgos, poetas, músicos
Parceria entre a Arte Plural Galeria (APG) e o jornalista e escritor Homero Fonseca, o Sarau foi criado em 2009, como um recital lítero-musical, aberto ao público.

Como organizar um sarau

  1. Planejar é fundamental. Definir como será o evento, se abordará música, literatura, poesia, entre outras ajudar a definir um cronograma mais preciso e interativo para os convidados.
  2. Espaço. ...
  3. Diferencial. ...
  4. Divulgação.

A diferença entre "Slam" e "sarau" é que no sarau o encontro é mais amigável e sem nenhum tipo de confronto. O Slam se trata de uma poesia que visa expor os problemas da sociedade de maneira direta. Por meio de "batalhas", dois poetas compositores expõem seus versos e rimas em apresentações.

Sarau Geral acontece dia 10/03 e valoriza produção de artistas de Bragança Paulista - Prefeitura de Bragança Paulista.

"Slam" pode ser programado para saraus através das chamadas "batalhas de rima". A diferença entre "Slam" e "soirée" é que no encontro o encontro é mais amigável e sem confronto.

O Sarau Viva Nordeste é um projeto de celebração e valorização a cultura nordestina que promove apresentações artísticas, em LIVES descontraídas com profissionais da arte, sendo em sua maioria, artistas nordestinos residentes fora do Nordeste e artistas que tem a cultura nordestina como referência em seus trabalhos.

Os saraus geralmente ocorrem em locais que facilitam a interação e a comunicação entre os participantes, proporcionando um ambiente confortável e convidativo.

Hoje, o sarau da cooperifa serve de exemplo para muitas comunidades desenvolverem o mesmo movimento cultural. Como, por exemplo, o município de Itapecerica da Serra pediu ajuda para organizar um sarau, já Embu das Artes se reúne todas as sextas enquanto Campo Limpo e Osasco ainda vão começar seus encontros.

Este tipo de evento era muito comum durante o século XIX, principalmente entre grupos de aristocratas e burgueses.