Como eram os rituais de canibalismo dos índios brasileiros?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

A descrição dos rituais que Staden presenciou no cativeiro mostram como as vítimas eram festejadas e honradas antes de serem mortas e comidas. O inimigo era alimentado, enfeitado e recebia uma mulher. Tribos amigas eram convidadas para a ceia e participavam da festa que precedia a execução.

O ritual do canibalismo tupinambá estava dentro do contexto da guerra entre tribos e envolvia a busca pela obtenção das qualidades dos inimigos. O termo canibalismo, ou antropofagia, designa os rituais que envolvem o consumo de carne humana pelos indivíduos que participam da celebração.

Esse ato de canibalismo era uma forma de bravura, um gesto honroso de uma cultura de seus antepassados. Assim sendo, os Tupinambás visavam, prioritariamente, a captura de seus prisioneiros, em especial, os europeus ainda vivos. Esse interesse era latente por parte dos guerreiros Tupinambás.

Antropofagia é a ação de comer carne humana, o que entre humanos é também conhecido como canibalismo. A antropofagia era praticada em rituais esotéricos como forma de quem come incorporar as qualidades do indivíduo que é comido, como a bravura e a coragem de um guerreiro derrotado.

Existem evidências de que o canibalismo já esteve presente na África, América do Sul, América do Norte, ilhas do Pacífico Sul e Antilhas. Ao longo da história, as causas mais comuns que levaram à prática do canibalismo foram os rituais e as crenças místicas indígenas.

O ritual de antropofagia dos tupinambás
Os tupinambás era a tribo indígena brasileira que possuía o ritual de antropofagia que ficou mais conhecido. No ritual, a vítima era capturada em campos de batalha, e pertencia àquele que primeiro a houvesse tocado.

No ritual tupinambá, a vítima nunca era morta na mesma hora que chegava à aldeia. A preparação para sua degustação podia levar dias, até meses. Na chegada, o inimigo era levado para uma cabana só com mulheres e crianças. Elas o agrediam e cantavam canções de vingança.

Quando descreveu o gosto da carne humana, nosso querido canibal disse que o sabor é parecido com o da carne de porco, só que mais amarga e forte.

Aqui nessa lista mostramos alguns desses rituais do povo indígena.

  1. 1 – Veneno nos olhos. ...
  2. 2 – Morada das almas. ...
  3. 3 – Se tornando mulher. ...
  4. 4 – Ritual de masculinidade. ...
  5. 5 – Ritual de guerra. ...
  6. 6 – Iniciação. ...
  7. 7 – Pajés. ...
  8. 7 fatos bizarros que você não sabia sobre o corpo da Mística.

Viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de tubérculos, como a mandioca e a horticultura.

Não é nenhuma novidade que a Nova Guiné é um dos países onde o canibalismo foi praticado no passado de maneira constante e até bem recentemente também. Os Korowai são uma das últimas tribos conhecidas no mundo por serem canibais.

Quando relacionadas a rituais sociais, coletivos, estas práticas são geralmente denominadas de antropofagia, enquanto que o termo canibalismo é usado mais freqüentemente, com relação ao ato de comer a carne para saciar a fome ou uma vontade, ou associado a um ato arbitrário, uma crueldade.

Antropofagia é o ato de alimentar-se de carne humana, praticado através de um ritual de sacrifício. O costume era característico da sociedade Tupi-guarani. sociedades indígenas no Brasil.

Porém, não era a maioria das tribos na América Portuguesa que praticava a antropofagia. A prática antropofágica era fortemente desaconselhada pelos católicos europeus nos aldeamentos indígenas, pois era vista como forma pecaminosa e pagã de tratar a guerra.

Finalmente, o autor coloca o complexo ritual numa função principalmente funerária dentro da qual o ritual antropofágico assumia uma função positiva: a morte do inimigo impedia a possível morte do grupo e, simultaneamente, constituía a única possibilidade de acesso dos executores ao status de pessoa, enquanto "adulto- ...

Enquanto que os pajés são considerados líderes espirituais e curandeiros de uma tribo indígena, os caciques são os chefes políticos e administrativos da aldeia. O cacique, assim como o pajé, é um dos membros mais importantes da tribo, sendo responsáveis pela ordem e bom funcionamento da comunidade indígena.

O consumo de carne da própria espécie causa uma série de desvantagens, como a diminuição ou até mesmo a extinção dos genes da população, no caso do consumo dos seus parentes, ou até mesmo uma grande facilidade em adquirir doenças ligadas a parasitas ou agentes patogênicos da própria espécie, como no caso do povo de ...

De acordo com estudos já publicados, os últimos registros de canibalismo ocorreram entre os anos 50 e 60 do século passado. Um desses casos foi a morte de um jovem nambiquara pelos índios cintas-largas em um posto telegráfico de Rondônia, no fim dos anos 1950.