Como eram os primeiros seres humanos?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Os primeiros seres humanos a apresentar traços semelhantes aos nossos – pernas mais longas que o tronco, face achatada e crânio maior e mais arredondado – habitavam uma pequena área do noroeste da África, formando grupos que não deveriam somar mais do que algumas dezenas ou centenas de indivíduos.

Período tido como o mais longo da Pré-História, do aparecimento da humanidade até 8000 a.C. Na Idade da Pedra Lascada, os homens eram nômades, ou seja, viviam em grupos deslocando-se constantemente para locais mais seguros e com possibilidade de caça, pesca, e coleta de frutos e raízes.

O Homo sapiens, surgiu na África entre 300.000 e 200.000 anos atrás e se dispersou pelos demais continentes do Velho Mundo, chegando a Oceania e América em torno de 50/40.000 anos antes do presente.

Contudo a primeira pessoa que nasceu no mundo foi Caim que foi o primeiro filho de Adão e Eva!

Quem foi a primeira pessoa na terra? - Quora. Não houve uma “primeira pessoa”. Os seres humanos evoluíram como um grupo, não houve um “primeiro” ser humano, mas um grupo de macacos que depois de várias gerações já não era mais parecido com seus ancestrais, mas com o que nós somos agora.

Os fósseis dos nossos ancestrais dão algumas pistas de quando começamos a conversar. "O discurso, de certa forma, é uma respiração elaborada", diz Foley. "Estamos respirando, com enorme controle, para produzir os sons." Para conseguir fazer isso, precisamos ter controle muscular preciso sobre nosso corpo.

Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e da busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.

Os primeiros grupos humanos acreditavam que os fenômenos naturais, como a vida, a morte ou mudanças climáticas, eram controlados por forças sobrenaturais, como os deuses e espíritos. De acordo com essa crença, os espíritos habitavam as árvores, os rios e as rochas, e exerciam funções diferentes na vida em grupo.

No início era a coleta. Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

As paredes e tetos das cavernas serviam de telas para aquelas pessoas, que desenhavam animais selvagens e seres humanos em diversas situações. E também faziam desenhos abstratos, com linhas, curvas e espirais. O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos.

Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos.

Pelo menos 21 espécies humanas são reconhecidas por pesquisadores, incluindo a nossa — Homo sapiens —, segundo levantamento do Museu Nacional de História Natural, mantido pelo Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos.

No futuro: mais altos e com menos força
Se olharmos para os hominídeos, as espécie humana deve crescer nos próximos 10 mil anos. "Os primeiros hominídeos como Australopithecus afarensis e Homo habilis eram pequenos, com 1,20 m a 1,50 m de altura.

A evolução da espécie humana foi iniciada há pelo menos 6 milhões de anos. Nesse período, uma população de primatas do noroeste da África se dividiu em duas linhagens que passaram a evoluir independentemente. O primeiro grupo permaneceu no ambiente da floresta tropical e originou os chimpanzés.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Autoridades chinesas conseguiram traçar histórico de infecções até um homem de 55 anos que mora na província de Hubei, cuja capital é Wuhan. A China pode ter identificado a primeira pessoa a contrair o novo coronavírus causador da Covid-19.

Resumo. No português brasileiro, os pronomes de primeira pessoa do plural (nós e a gente) codificam referentes com maior ou menor grau de abrangência, englobando uma gradação entre os extremos genérico <”“> determinado.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

língua acádia

Com o registro mais remoto datado do século 14 antes da Era Moderna – AEC (o que o calendário cristão costuma chamar de Antes de Cristo), a língua acádia, também chamada de acadiano, é o idioma mais antigo de que se tem conhecimento.

Pregas vocais mais simples possibilitaram ao Homo sapiens desenvolver a linguagem falada, ao contrário dos macacos. As pregas vocais dos seres humanos são as mais simples de todos os primatas —e, paradoxalmente, foi esse um dos fatores que permitiu o surgimento da complexidade da linguagem falada na nossa espécie.

Estudos mostram que o pessoal namorava, tocava instrumentos, trabalhava em conjunto e rezava à sua maneira. Como a Pré-História é imensa - vai dos primórdios até a invenção da escrita, há cerca de 5 mil anos -, a rotina mudou demais.