Como eram os olhos de Lia?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Lia tinha os olhos meigos, porém Raquel, era bonita e atraente” (Gênesis 29. 16-17). Em uma rápida pesquisa descobri que a tradução de “meigos” do hebraico, quer dizer “fracos”, soa um pouco desfavorável eu diria. Ela não era considerada uma mulher atraente, e cresceu a sombra de Raquel.

O que significa olhos tenros na bíblia? De modo geral, a palavra tenro nesse livro se refere a algo ou alguém que é pequeno, inocente ou delicado. Então, ao usar essa expressão para comparar Raquel e Lia no livro de Gênesis, o sentido não ficou tão claro.

Lia era desprovida de beleza. Filha mais velha de Labão (Gênesis 29: 16-17), foi a primeira esposa de Jacó, que foi obrigado a se casar com ela para conseguir a irmã de Lia, Raquel (Gênesis 29:25-27). A história dela é marcada pela falta de consideração, de amor, de apreço.

E quando analisamos esta história descobrimos que Raquel era “...de formoso semblante e formosa a vista” (bonita de rosto e de corpo), Raquel era muito mais bonita que Lia na aparência, mas no seu caráter vemos que era inferior a Lia.

Descrita por seu olhar terno, Lia era muito diferente da irmã mais nova, que se destacava por toda sua beleza. Desprezada por muitos, a primogênita de Labão nunca conseguiu se casar e, por ter se encantado pelo primo, concordou em fazer parte de uma das armações do pai. Na trama, Lia é contrária ao plano de Labão.

Significado de baço: Olhos baços = olhar de ressaca ou cansados.

Olho preguiçoso, ou ambliopia, é um desvio ou desalinhamento de um olho, geralmente causado por estrabismo ou ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia). A ambliopia em não é um problema propriamente do olho, mas pode vir a causar problemas de visão caso não seja tratada.

Esta sensação de areia nos olhos, também chamada de “sensação de corpo estranho” é muito comum e pode acontecer por diversas causas. Geralmente é sinal de que a camada mais superficial do olho, a conjuntiva e córnea estão irritadas ou ressecadas.

Lia tinha os olhos meigos, porém Raquel, era bonita e atraente” (Gênesis 29. 16-17).

Significado: Variação de Lea. Há dois significados. Do hebraico le'ah, quer dizer cansada. Outra hipótese é do latim lea, isto é, leoa.

Lia: Significa "vaca selvagem", “leoa”, “aquela que tem olhos doces”, “cansada”, “trabalhadora”, “aquela que é portadora de boas notícias”. Curto, delicado e de origem bíblica, o nome Lia faz bastante sucesso em países asiáticos, europeus e da América Latina.

Afinal, ele despreza Lia (Bruna Perdigão/Michelle Batista) não só porque a filha lhe faz lembrar da mulher Adinah (Michelle Batista). A menina é a principal responsável pela morte prematura da mãe na novela da Record.

Na novela Gênesis, com a história de Jacó, conhecemos Lia e Raquel. Lia, a irmã mais velha, que tem os olhos tenros, e Raquel, a mais formosa que conquista Jacó. Ele então trabalha 7 anos para se casar, mas seu sogro o engana e ele acaba se casando com Lia, o que o leva a trabalhar mais 7 anos por Raquel.

Lia não pôde mudar Jacó, mas pôde transformar a si mesma e enxergar a mão de Deus em sua vida. De sua parte, Lia não permitiu que as atitudes dos outros a distraíssem da tarefa que Deus lhe deu. Quando morreu, Lia foi sepultada por Jacó junto com Abraão e Sara, e Isaque e Rebeca, no campo de Macpela (Gênesis 49.31).

A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.

Raquel era formosa
A Bíblia descreve Raquel como uma mulher formosa, de aparência atraente, provavelmente ela era parecida com sua tia Rebeca. Pois quando Jacó colocou os olhos em Raquel, ele se apaixonou. Raquel não tinha somente um rosto bonito, ou um corpo bonito, mas ela era uma mulher adorável.

À tarde, quando Jacó voltava do campo, Lia saiu ao encontro dele e lhe disse: — Esta noite você terá relações comigo, pois eu aluguei você pelas mandrágoras de meu filho. E naquela noite Jacó teve relações com ela. Deus ouviu Lia, ela ficou grávida e deu à luz o quinto filho.

Gênesis 29:30-33 ARA
Mas Jacó amava mais a Raquel do que a Lia; e continuou servindo a Labão por outros sete anos. Vendo o SENHOR que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril. Concebeu, pois, Lia e deu à luz um filho, a quem chamou Rúben, pois disse: O SENHOR atendeu à minha aflição.

Nesse contexto, tanto Bila quanto Zilpa ocuparam a posição social de serva pessoal de Lia e Raquel respectivamente, servindo como concubinas, isto é, esposas auxiliares de Jacó.

O baço é responsável por “filtrar” o nosso sangue (mas de uma maneira diferente da que é realizada pelos rins). O que acontece é que ele captura células velhas e as elimina, reciclando o tecido sanguíneo.

A Bíblia diz que Lia tinha os olhos baços. Alguns dizem que Lia era vesga, mas se formos precisos com o texto constataremos que eram olhos baços. Olhos baços significam olhos embaçados, sem graça. Não podemos afirmar que Lia era feia ou bonita.