Como eram os crocodilos na era dos dinossauros?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Animais que viveram na mesma era que os dinossauros não poderiam ser menos aterrorizantes. Segundo as reconstituições, o crocodilo pré-histórico Deinosuchus riograndensis possuía dentes enormes, semelhantes ao tamanho de uma banana. Ele possuía o tamanho de um ônibus.

Sarcosuchus (gr. "crocodilo carniceiro imperador") é uma espécie extinta de crocodrilhomorfos neosuquio gigante que viveu durante o período Cretáceo da Era Mesozoica, há aproximadamente 133 a 112 milhões de anos na África e América do Sul, é conhecido duas espécies desse gênero, S. imperator na Formação Elrhaz e S.

Segundo os estudiosos, podendo chegar a mais de 12 metros, o Purussaurus foi o maior crocodilo que viveu no planeta em qualquer tempo.

Surgiram há 248 milhões de anos aproximadamente, tendo convivido com dinossauros. Apesar de não terem a mesma mobilidade que seus antepassados, já foram registados crocodilos que podem correr nas margens de rios a uma velocidade de até 58 km/h.

Entre os sobreviventes, estava o primata mais antigo de que se tem conhecimento, o Purgatorius, que parecia um cruzamento entre um musaranho e um pequeno esquilo. Sua população sem dúvida foi reduzida em meio a essa catástrofe global, mas a espécie sobreviveu.

O asteroide que acabou com o Cretáceo levou consigo dinossauros famosos como o Tiranossauro e o Tricerátops, assim como criaturas menos conhecidas, mas bizarras, como o Anzu (ou "galinha do inferno").

Uberabatitan, o colosso. Eis o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. "O Uberabatitan ribeiroi era enorme, chegava a 26 metros de comprimento", estima Anelli. "Isso dá quase o tamanho de dois ônibus grandes enfileirados."

Um gigantesco impacto de asteroide atingiu a Terra e acabou com os dinossauros, os gigantes que habitavam o nosso planeta muito antes de nós. Nomeado como Chicxulub, o impacto do asteroide acabou com 75% da vida existente em nosso planeta, mas qual era o tamanho dele?

Eles estavam entre os maiores predadores nos hábitats aquáticos da América do Norte, local onde viveram entre 75 e 82 milhões de anos atrás. Com seus corpos de pelo menos dez metros de comprimento, eles eram capazes de subjugar qualquer animal que se aproximasse o bastante – incluindo dinossauros.

Purussaurus brasiliensis

O Purussaurus brasiliensis foi o maior crocodilo que já habitou nosso planeta. Conhecido como lagarto do Rio Purus, esse gigante que podia atingir 12 metros de comprimento viveu aqui na América do Sul, na floresta amazônica, e tinha uma mordida ainda mais forte que a de um Tiranossauro Rex.

rex foi um carnívoro bípede com um crânio cilíndrico e uma grossa e musculosa cauda. Suas pernas eram longas e musculosas, mas seus braços eram extremamente curtos e finos, além desses animais também possuírem três dedos ao fim de cada perna e dois dedos nos braços.

Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro. Enquanto o espinossauro tem tamanho equivalente aos dois terópodes anteriores, menor peso e uma mordida mortal, poderá ser, por fim, o maior carnívoro que já existiu!

Em comparação, o Tiranossauro-rex chegava aos 12 metros de comprimento e pesava oito toneladas. Os pesquisadores nomearam o dinossauro Patagotitan mayorum em homenagem à região onde foi encontrado e à palavra grega “titan”, que significa grande.

crocodilos-de-água-salgada

Os crocodilos-de-água-salgada são os maiores répteis viventes e estão entre os animais que causam mais acidentes com humanos. Após a morte do crocodilo Lolong, em 2013, o crocodilo-de-água-salgada conhecido como Dominator se tornou o maior crocodilo vivo em registro.

Um crocodilo conhecido como Gustave pode ter sido responsável pela morte de pelo menos 300 pessoas em um lago do Burundi, país da África Oriental.

Embora sejam muito conhecidos, tanto os crocodilo como os jacarés, cabe ressaltar que há uma grande diferença no comportamento dessas espécies. Apesar de pertencerem à mesma família, o crocodilo costuma ser muito mais agressivo que o jacaré.

Portanto, se os dinossauros não tivessem sido extintos, embora não impossível, seria muito difícil eles se tornarem uma espécie inteligente. A evolução os teria levado para algum lugar, mas dificilmente um descendente de dinossauro construiria um computador ou iria para a Lua.