Como eram feitos os filmes de antigamente?

Perguntado por: dporto7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Consistia em uma caixa que projetava imagens pintadas à mão em vidros, por meio de luzes e lentes. Durante a apresentação, um narrador se encarregava de contar a história, que algumas vezes era acompanhada por música.

No início do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo. Grandes orquestras acompanhavam as exibições. Em outros casos, atores dublavam o filme por trás da tela. Quando em 6 de outubro de 1927 foi exibido “ O cantor de jazz” o cinema jamais seria o mesmo.

Louis Le Prince

Louis Aimé Augustin Le Prince foi um dos precursores do cinema. Em outubro de 1888, Le Prince filmou as sequências de imagens em movimento intituladas Roundhay Garden Scene, Traffic Crossing Leeds Bridge, Accordion Player e Man Walking Around A Corner, usando uma câmera de lente única com uma película de papel.

Os primeiros filmes produzidos aqui no Brasil eram pequenos documentários que retratavam cenas do cotidiano. A partir do século XX, o cinema começou a se popularizar e diversas salas de cinema fixo começaram a ser construídas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Entre os processos necessários para criação de um filme estão: criação do roteiro, storyboards com desenhos de todas as cenas para facilitar na preparação do set, planejamento, equipe técnica, elenco, preparação do set, cenários, captação das imagens internas e externas, filmagem, trilha sonora, edição, pós-produção, ...

Avatar segue sendo o filme com maior bilheteria global da história (sem ajuste de inflação). Após um breve período em que Vingadores: Ultimato ficou no topo da lista, o longa de James Cameron recuperou a primeira posição com um relançamento especial nos cinemas.

As primeiras imagens em movimento coloridas foram reveladas nesta semana pelo curador de cinematografia do Museu Nacional de Mídia da Inglaterra. Michael Harvey encontrou o material dentro de uma lata uma película em cores datada de 1902.

Confira abaixo:

  • 1- Cleopatra (1963) – 4 horas e 18 minutos.
  • 2- E o Vento Levou… (1939) – 3 horas e 41 minutos.
  • 3- O Irlandês (2019) – 3 horas e 29 minutos.
  • 4- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) – 3 horas e 20 minutos.
  • 5- Avatar: O Caminho da Água (2022) – 3 horas e 12 minutos.

Embora não seja claro onde realmente começou a história do cinema, a primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café, em Paris, em 28 de dezembro de 1895. Nesta data, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram de Cinematógrafo.

No dia 22 de março de 1895, organizaram um evento nas dependências da Sociedade Francesa em que projetaram para uma pequena plateia o filme “A Saída dos Operários da Fábrica Lumière”.

28 de dezembro de 1895

No dia 28 de dezembro de 1895 os irmãos Auguste e Louis Lumière realizaram a primeira exibição cinematográfica pública do mundo, dando início a história do cinema mundial. Vários inventos foram necessários até que esse resultado fosse alcançado pelos irmãos.

Charles Chaplin

Charles Chaplin (1889-1977) foi um ator, dançarino, diretor e produtor inglês. Também conhecido por "Carlitos", foi o mais famoso artista cinematográfico da era do cinema mudo.

Acabaram-se os otários

O primeiro filme sonoro brasileiro é a comédia Acabaram-se os otários (1929), de Luiz de Barros.

Embora seja difícil determinar o número exato de filmes já produzidos, estima-se que milhões de filmes tenham sido feitos ao longo da história do cinema. Isso inclui desde os clássicos aclamados pela crítica até as produções independentes e os filmes de baixo orçamento.

A comédia pode ser considerada a primeira categoria de filme que surge no cinema. Isso porque está intimamente ligada à primeira ficção produzida, O regador regado, dos irmãos Lumière, exibida em 1895.

O cinema mundial nos anos 60, ainda que continuasse a produzir grandes musicais, faroestes clássicos e filmes épicos, notadamente em Hollywood, deu uma guinada para novas narrativas, transgressões temáticas e linguagem inovadora.

Os irmãos italianos Paschoal Affonso e Segreto podem ser considerados os primeiros cineastas do país, já que realizaram gravações da Baía de Guanabara em 19 de junho de 1898.

Os cenários eram recriados por meio de grandes quadros ou pinturas em vidro e inseridos atrás dos objetos filmados em primeiro plano durante a montagem. Uma solução para criar ambientes sem a necessidade de grandes estruturas, como em O Mágico de Oz (1939).

Veja abaixo:

  • 37% – Marketing e Exibição.
  • 23% – Pré-produção e gravação.
  • 18% – Pós-produção.
  • 5% – Desenvolvimento.
  • 3% – Roteiro.