Como eram feitas as tatuagens antigamente e hoje?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

As primeiras tatuagens eram feitas, principalmente, por meio do uso de instrumentos feitos de ossos e aplicação de tinta vegetal nas camadas mais superficiais da pele, numa técnica muito parecida com a Stick and Poke Tattoo, cada dia mais popular na atualidade.

Tal tradição somente foi descoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou uma expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: “homens e mulheres pintam o corpo. Na língua deles, chamam isso de tatau. Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével”.

O registro de um fóssil humano tatuado mais antigo já visto foi o de Ötzi, ou Múmia do Similaun, encontrado nos Alpes italianos com aproximadamente 5.000 anos. Ele continha 61 tatuagens. Por milhares de anos, a tatuagem foi difundida em comunidades e culturas diversas.

Pelo menos no início, toda pessoa tatuada era um escravo, criminoso ou condenado. Onde a tatuagem então na verdade servia para marcar essas pessoas para que nunca fossem confundidas com cidadãos comuns. Porém, com o passar dos anos esse cenário mudou, o exército romano passou a usar tatuagens.

O Old School é um dos estilos mais antigos da tatuagem ocidental. Sua paleta de cores limitadas e os traços firmes e grossos encantam pessoas do mundo inteiro desde o início do século XX.

Apesar de as populações não terem contato direto, a prática de se tatuar foi encontrada em diversos continentes, ao longo de séculos, com diferentes finalidades: rituais religiosos, identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros e escravos, ornamentação e até mesmo camuflagem.

Usadas para marcar um momento importante, fazer uma homenagem ou simplesmente para embelezar o corpo, as tatuagens têm suas origens muito antes de Cristo.

Foi com o dinamarquês Knud Harald Luck Gegersen que a tatuagem chegou ao Brasil através do porto de Santos no ano de 1959. Ele ficou conhecido por Mr. Tattoo e Luck Tattoo. Além de tatuador, Luck era desenhista e se estabeleceu no Brasil vivendo de sua arte.

Tattoo vem de tatau, “fazer uma marca ou desenho”, do taitiano. A palavra foi introduzida em 1769 na língua inglesa pelo navegador britânico Capitão James Cook (1728 – 1779).

Tatuagens estão mais na moda agora porque nossa pele hoje fica bem mais exposta que antigamente, então é como se fosse um meio de comunicação”, argumenta a artista. “Dependendo do lugar onde uma tatuagem é aplicada, ela quer dizer uma coisa.

No caso do Brasil, a tatuagem tornou-se comum a partir dos anos 1960. O primeiro tatuador profissional atuante no Brasil foi o suíço Knud Gegersen, que chegou a Santos, São Paulo, em 1959, e ficou conhecido como Lucky Tattoo.

Os golpes sobre a madeira que continha as agulhas produziam um som que gerou a onomatopéia tatau, e que o capitão, O Sr. Cook, começou a chamar tattow, e mais tarde: TATTOO. Portanto, o termo se origina a partir de derivações de línguas do Oceano Pacífico que chegaram ao castelhano e ao português pelo inglês.

Originalmente criado como um dia em que as pessoas eram encorajadas a desenhar um ponto-e-vírgula em seus corpos e fotografá-lo, ele rapidamente se transformou em algo maior e mais permanente. Hoje, pessoas de todo o mundo estão tatuando a marca como um lembrete de sua luta, vitória e sobrevivência.

A história do primeiro tatuador profissional do mundo, que abriu seu estúdio nos anos 20 no Havai. É impossível gostar de tatuagem e não saber quem é Norman Collins, também conhecido como Sailor Jerry.

Apesar da existência da tatuagem, esse hábito não se popularizou por conta das culturas indígenas. Foram os marinheiros ingleses, por meio do contato com os polinésios que difundiram essa prática pelo mundo.

Petit era um tipo atlético adorado pelos fãs e um ícone da geração saúde na época, graças a ele a tatuagem se popularizou entre os surfistas e jovens de classe média em geral. Na década de 70, a arte da tatuagem ainda não era tão difundida por aqui, podendo se contar o número máximo de 10 tatuadores em todo Brasil.

As tatuagens são feitas por meio da aplicação de tinta na região da pele conhecida como derme, que se localiza logo abaixo da camada mais externa da pele, a epiderme. A tinta é injetada por intermédio de agulhas finas que penetram cerca de 2 mm de pele até atingir o local adequado.

Geralmente, as tatuagens que agridem menos a pele são as de pontilhismo ou com pinturas suaves. Mas varia muito de pessoa para pessoa, e minha experiência mostra que mulheres são geralmente mais tolerantes”, conta a tatuadora.

A prática da tatuagem é muito mais antiga do que se pensa: os primeiros registros datam de 3370 e 3100 antes de Cristo. A descoberta dessa data veio do achado de Ötzi, ou a Múmia do Similaun, um fóssil humano encontrado nos Alpes, que continha 61 tatuagens.