Como eram feitas as fotos de antigamente?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Na Grécia Antiga, foi criado um aparelho chamado "câmera obscura", capaz de criar imagens invertidas. Ele é considerado o precursor das câmeras fotográficas. A autoria do dispositivo é comumente atribuída a Aristóteles. O aparelho foi sendo ajustado e usado por artistas e cientistas até a invenção da fotografia.

Resposta verificada por especialistas
As semelhanças entre fotografias antigas e fotografias atuais são que ambas são capturadas em um único momento. A única diferença é que as fotos antigas foram capturadas em filme, enquanto as fotos de hoje são capturadas digitalmente.

Sensibilizada a partir da exposição aos vapores de iodo, era então colocada na câmara e sobre ela se formava a imagem fotográfica latente, depois revelada, com vapores de mercúrio - que atuavam sobre as áreas atingidas pela luz - tornando-se um amálgama de mercúrio e prata, visível.

A fotografia é uma técnica que utiliza a luminosidade como base para a reprodução de imagens. Sendo assim, a luz é um elemento extremamente importante para a composição fotográfica. Foi na Antiguidade que os primeiros estudiosos observaram que ela fornecia possibilidades de representação de imagens.

O Daguerreótipo era uma caixa de madeira, onde era colocada uma chapa de cobre prateada e polida, que posteriormente exposta a luz durante vários minutos. Após a exposição, a imagem era revelada em vapor de mercúrio aquecido, que aderia ao material nas partes onde ele havia sido sensibilizado pela luz.

View from the Window at Le Gras

"View from the Window at Le Gras", este foi o nome dado para a primeira fotografia da história. A tradução do título faz referência a imagem feita a partir da janela do inventor francês Joseph Nicéphore Niepce em 1826 na cidade de Saint-Loup-de-Varennes, na França.

A chamada fotografia analógica é a antecessora das câmeras digitais e funcionava com um rolo de filme analógico. Mesmo que você não saiba o significado, aposto que você já ouviu uma pessoa mais velha dizendo algo sobre “revelar a foto”. É desse tipo de câmera que estamos falando!

As fotos em preto e branco são importantes porque permitem que os fotógrafos capturem a essência de uma imagem sem as distrações de cores. Sem cores, as fotos em preto e branco se concentram em luz, sombras e texturas, criando uma sensação mais nostálgica e atemporal.

A primeira fotografia do mundo é de uma janela!
A fotografia tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce (1765 – 1833), em 1826, é considerada a primeira da história. Para obter esse resultado, o inventor posicionou uma folha de estanho coberta de betume durante oito horas seguidas na frente de uma janela.

A AFL original (1984) teve um 38 milímetros f / 2,8 (4 elementos em 3 grupos) e um built-in flash que recarregada em apenas 1,5 segundos. Ele foi apelidado de "Picasso" no Japão e foi uma das primeiras câmeras de usar uma bateria de lítio não substituível.

A história da fotografia começa pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz.

1915

Ela é datada de 1915 e do Grande Marc Ferrez no Rio de Janeiro. Ele não tem só esse feito suas fotos são fontes até hoje para historiadores para entender o Rio de Janeiro do final do seculo XIX, e imagens até hoje inebriantes.

Depois da formação do iodeto, a placa é exposta à luz por meio de uma câmara escura, por cerca de 25 minutos. O contato com a luz transforma os cristais de iodeto de prata em prata metálica, que forma uma imagem latente, imagem esta que pode ser revelada com o uso do vapor de mercúrio.

A história da fotografia no Brasil remonta à chegada do daguerreótipo ao Rio de Janeiro, em 1839, e ao francês Hercule Florence (1804-1879). Entre 1840 e 1860, o recurso fotográfico difunde-se pelo país.