Como eram feitas as estátuas gregas?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Os gregos costumavam utilizar materiais como mármore, bronze, terracota pedra e madeira em suas esculturas. Geralmente, as obras eram utilizadas para falar sobre os valores religiosos e também os feitos de grandes personagens da mitologia grega, divindades, seus heróis ou líderes que ganharam popularidade.

Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas. Sua origem baseia-se na imitação da natureza, com o intuito maior de representar o corpo humano.

Os principais mestres da escultura clássica grega são: Fídias (c. 500-c-432 a.C.), talvez o mais famoso de todos. Suas obras-primas foram a estátua de Atena, no Paternon, e a de Zeus, no templo de Zeus Olímpico.

Na época, utilizava-se mármore, madeira e calcário nas principais construções. Mas, é claro que, além dos templos, outros espaços sofreram influência da arquitetura grega, como ágoras (praças públicas), estádios e teatros.

Os gregos, inicialmente, faziam as suas pinturas em painéis de madeira, que não resistiam ao tempo e por conta disso não possuem grande acervo registrado. Porém, o costume de pintar em vasos de decoração, fez com que o mundo pudesse conhecer o trabalho realizado pelos pintores.

Os gregos costumavam utilizar materiais como mármore, bronze, terracota pedra e madeira em suas esculturas. Geralmente, as obras eram utilizadas para falar sobre os valores religiosos e também os feitos de grandes personagens da mitologia grega, divindades, seus heróis ou líderes que ganharam popularidade.

A arte grega, incluindo a escultura, pode ser dividida em três períodos: Arcaico, Clássico e Helênico.

Em relação ao tema principal da escultura grega é correto afirmar: As figuras são, na maioria, representações de deuses antropozoomórficos. Essa produção reflete o antropocentrismo característico da cultura grega. As obras possuíam temas variados: das paisagens às figuras de animais.

A História da Escultura remete à Idade Paleolítica, ou da Pedra Lascada, quando tem origem. Nessa altura já são feitas estatuetas de marfim e de ossos, geralmente de figuras femininas que apresentavam formas volumosas, numa referência aos ritos de fecundação.

Espaço (Arte).

As técnicas de produção eram simples e os materiais utilizados eram pedra, madeira, ossos, chifres e peles de animais. Nessa época, também foram produzidas esculturas, geralmente figuras femininas.

Nas artes, o corpo feminino belo era representado próximo ao padrão masculino, com poucas curvas, braços e pernas fortes, o rosto sereno ou mesmo inexpressivo. Pouco se sabe como as mulheres gregas viam-se a si mesmas e se as esculturas femininas lhes serviam de padrão de beleza a ser seguido.

São as principais características da arte grega: * o racionalismo; * a valorização do belo; * a valorização do corpo humano; * cenas da mitologia. cedro importado do Líbano), sendo substituída pelo mármore a partir de finais do século VII a.

As estátuas gregas continham representações históricas, mitológicas e religiosas, além de figuras políticas. Os temas egípcios eram um pouco mais limitados como deuses e faraós. As esculturas egípcias eram feitas respeitando a frontalidade e possuíam rostos inexpressivos.

Características da Arte Grega
Perfeição; Obras realizadas a partir de modelos vivos; Uso religioso, doméstico ou funerário; Valorização do ser humano.