Como eram feitas as casas no período neolítico?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Essas moradias foram conhecidas por Nuragues, que significam construções edificadas em pedra, em forma de um cone incompleto, sem nenhum tipo de mistura de materiais para uni-las ou revesti-las.

Como ficaram denominados esses novos locais de moradia e convívio do neolítico? Aldeias ou cidades.

Nas aldeias neolíticas, o trabalho era dividido de acordo com o sexo e a idade. As mulheres dedicavam-se à agricultura, ao preparo dos alimentos e cuidavam dos filhos. Já os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Crianças e idosos não trabalhavam.

As primeiras aldeias eram criadas em proximidade de rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para seres humanos e animais.

No Neolítico, o ser humano passou a utilizar ferramentas produzidas de pedra polida. Um dos grandes avanços desse período foi a Revolução Neolítica, que permitiu a sedentarização. Com a sedentarização, as primeiras cidades começaram a surgir.

Com o passar do tempo, as construções começaram a ser feitas pelos homens, com materiais disponíveis na natureza como, palhas, folhagens, galhos e troncos de árvores. Atualmente, muitas casas são modernas e com materiais pré-fabricados, mas muitas ainda são feitas de elementos encontrados na natureza.

Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.

Tipos de moradia são as diferentes habitações construídas para abrigar as pessoas de maneira individual ou coletiva. Elas são construídas segundo as necessidades de cada um. Existem inúmeros tipos de moradia e cada um deles representa um tipo de necessidade e uma cultura.

Os monumentos megalíticos são conjuntos de construções milenares feitas com grandes blocos de pedras que pesam toneladas.

Dentre as principais inovações técnicas vistas no período neolítico temos: Produção de instrumentos de pedra polida (facas, machados, enxadas); Construção de casas para se abrigarem (madeira, pedra, barro, folhagem, etc.) Objetos de cerâmica (utensílios para cozinhar e armazenar alimentos)

No período Neolítico (que não por acaso é conhecido como idade da pedra polida), a fabricação de ferramentas teve uma grande evolução. Foi nessa época que o homem dominou o uso dos metais, dessa forma podendo derreter cobre e, posteriormente, ferro, e formatá-los como pontas, lanças e outras ferramentas.

Em todos os sítios arqueológicos do neolítico encontramos a religião centrada no culto à Deusa. Por exemplo, em Catal Huyuk, A principal divindade é a deusa, apresentada sob três aspectos: mulher jovem, mãe dando à luz um filho (ou um touro), e velha (acompanhadas as vezes de uma ave de rapina).

Tem mais depois da publicidade ;) Em geral, a maioria dos integrantes da aldeia possuía um grau de parentesco entre si, tendo em vista que algumas poucas famílias extensas formavam o conjunto da comunidade. Também conhecidas como clãs, essas famílias se juntavam a outras para a formação de uma sociedade tribal.

Para obter boas condições de vida, o homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura – outro importante avanço do período.

O homem pré-histórico foi alimentado com alimentos crus que ele estava rondando com a caça, pesca e colheita de frutas e legumes que cresceram na natureza. Com a culinária do alimento as pessoas têm diversificado seus hábitos alimentares, implementando a primeira revolução alimentar.

A atividade agrícola possibilitou a sedentarização dos grupos humanos no período neolítico. E o aumento da oferta de alimentos, com nutrientes resultou em um grande crescimento populacional nesse período.