Como eram feita As cerâmicas para que serviam?

Perguntado por: eferrari9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Resposta. As cerâmicas tinham objetivos como armazenamento de suprimentos dos mais diversos além de objetos artísticos com representações em pintura de vários fenômenos cotidianos e mitológicos, eram feitas de argila e moldadas a mão em uma máquina chamada de torno de argila.

A cerâmica grega entre o artesanato artístico deixado pelos Gregos, a cerâmica é a que tem um maior destaque, pois era uma mercadoria de primeira necessidade pelas múltiplas funções que possuía (serviço doméstico, usos artesanais e comerciais, apoio às cerimónias religiosas e fúnebres).

Cerâmica grega: a evolução da técnica
Inicialmente, como naquele vaso com as figuras geometrizadas, o fundo era claro e as figuras negras. Acontece que os coríntios queriam aumentar a complexidade das cenas que pintavam e sobrepor as figuras, para tanto inventaram a técnica do fundo negro e das figuras vermelhas.

Os corpos cerâmicos são constituídos, essencialmente, de silicatos, aluminossilicatos de Ca, K e Na (argilas, quartzo e feldspato) e carbonatos de Ca e Mg (calcários e dolomitas), matérias-primas abundantes na crosta terrestre.

Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos. Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisaria de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra.

Os estudiosos localizam as primeiras cerâmicas por volta de 9.000 a.C1., na região de Anatólia (Ásia Menor), que passam a integrar, a partir daí, as mais diversas culturas, distantes no tempo e no espaço.

Arte no período Neolítico
Os objetos de cerâmica eram utilizados para armazenar o excedente da produção agrícola e também se tornaram obras de arte durante o Neolítico. Os hominídeos faziam desenhos nesses objetos, representando o cotidiano vivido bem como suas crenças.

Era portanto uma matéria-prima abundante e foi muito utilizada pelos povos da Mesopotâmia como material de construção em arquitectura, como suporte para a escrita cuneiforme (com o barro, eram fabricadas as tabuinhas de escrita) e, claro, para o fabrico de cerâmica portátil.

A produção dos objetos de cerâmica (cozimento da argila) favoreceu esse novo método de sobrevivência, pois os alimentos eram guardados dentro desses utensílios. O avanço da produção e do armazenamento originou os excedentes – sobras de sementes, frutas ou verduras.

Pintura grega em cerâmica
Em um primeiro momento, as ornamentações exibiam padrões geométricos e abstratos, posteriormente, passaram a reproduzir cenas mitológicas e figuras humanas em situações cotidianas, inclusive cenas eróticas representando tanto práticas heterossexuais quanto homossexuais.

A palavra cerâmica provém do termo grego “keramiké”, que é derivada de “keramos”, que significa argila.

No século VI a. C. surgiu em Atenas a cerâmica "ática", ainda misturada com motivos orientais e em concorrência com Corinto, mas caracterizada pelo aparecimento da designada "cerâmica de figuras negras".

Os gregos costumavam utilizar materiais como mármore, bronze, terracota pedra e madeira em suas esculturas.

São vários os tipos de revestimento de cerâmica — eles podem ser colocados em pisos, paredes, mesas, piscinas, escadas, churrasqueiras, fachadas e até bancadas de banheiro e cozinha. Podem ser combinados de várias formas, com diferentes tamanhos, modelos e cores.

O processo de fabricação de cerâmica industrial padrão passa por várias etapas, incluindo: moagem, dosagem, conformação, secagem, sinterização e acabamento. 1. Fresamento: O fresamento é um estágio durante o qual os fabricantes dão à matéria-prima um formato pequeno e predeterminado.

Os cerâmicos são materiais inorgânicos constituídos por elementos metálicos e não-metálicos unidos por meio de ligações químicas. Estes materiais podem ser cristalinos, não-cristalinos ou uma mistura de ambos. A maioria dos cerâmicos apresenta alta dureza e elevada resistência mecânica, mesmo em altas temperaturas.

Pesquisadores obtiveram novas datas em sítio arqueológico no sul do país. Indícios anteriores já apontavam origem da técnica no Extremo Oriente. Numa disputa arqueológica entre dois gigantes asiáticos, a China parece ter sobrepujado o Japão.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.

Os materiais cerâmicos são constituídos por elementos metálicos e não-metálicos que na maioria das vezes possuem ligações de natureza iônica. Normalmente são incluídos nessa classe os óxidos, nitretos e carbetos e como exemplos podemos citar refratários, cimento, vidro e porcelana.

Os quatro principais tipos cerâmicos

  • Cerâmica comum. Sacra Beige, da linha Decora Design, é opção de cerâmica comum para compor paredes personalizadas. ...
  • Porcelanato. Para quem quer uma opção mais sofisticada, porcelanato pode ser ideal. ...
  • Supercerâmico. ...
  • Lastras.