Como eram escolhidos os eunucos?

Perguntado por: bquarteira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas. Para se tornar eunuco, o homem guardião era escolhido pela sua incapacidade sexual, que poderia ser causada por um problema congênito ou por ter sido sujeito à castração.

"Os históricos mostram que os eunucos tinham aparência feminina. Eles não tinham bigodes, possuíam seios grandes, quadris largos e vozes finas", diz Cheol-Koo Lee. Uma das hipóteses levantadas pelo estudo é a de que os hormônios masculinos, como a testosterona, podem ter efeitos nocivos ao corpo dos homens.

Os eunucos existiram na China desde há cerca de quatro mil anos atrás, eram servidores imperiais há três mil anos, e eram comuns como funcionários públicos na época da dinastia Chim. Na China, a castração incluía a remoção do pénis bem como dos testículos, cortados com uma faca ao mesmo tempo.

A castração química ou física realmente leva à redução dos níveis de testosterona. Todavia, em alguns estudos houve manutenção da libido em até 24% dos pacientes, sendo que 45% apresentaram apenas uma certa redução na libido. Neste mesmo estudo, apenas 27% dos homens castrados se tornaram assexuais.

No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas. Para se tornar eunuco, o homem guardião era escolhido pela sua incapacidade sexual, que poderia ser causada por um problema congênito ou por ter sido sujeito à castração.

Inclusive, algumas traduções da Bíblia em português se refere a Potifar exatamente assim, como eunuco de Faraó. No entanto, os eruditos explicam que o significado mais geral e antigo dessa palavra indicava um cortesão, ou seja, um oficial da corte.

1. Guardião castrado de um harém. 2. [Figurado] Homem estéril ou impotente para o coito.

12 Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite".

Uma especificidade dos castrati era que deles somente os testículos eram extirpados pelo médico ou barbeiro, que na época eram a mesma pessoa.

Aspenaz é um personagem bíblico citado no Antigo Testamento. De acordo com o texto bíblico, Aspenaz foi um oficial da corte babilônica que serviu a Nabucodonosor II, rei do Império Babilônico. Entre suas funções provavelmente estavam selecionar, coordenar e converter prisioneiros de guerra em eunucos.

No Brasil, um homem consegue ser castrado por sua propria vontade? Bom dia, sim, sempre por sua própria vontade. Todas as cirurgias de esterilização são realizadas após uso prévio de métodos temporários e desejo manifestado de método definitivo.

Filipe um dos sete diáconos (Atos 6,5) é chamado de evangelista por causa de seu zelo na pregação do evangelho. Ainda Atos 8,6,12, (o caso de Simão o Mago), 13,26 e ss (Felipe batiza o eunuco etíope) – Pregação do evangelho na Samaria por Filipe.

Este procedimento cirúrgico consiste na retirada dos ovários, trompas e útero no caso das fêmeas e na extirpação dos testículos, em machos. Muitas vezes a gonadectomia também é executada com o intuito de corrigir comportamentos indesejáveis, como, por exemplo, a agressividade.

De acordo com o Dicionário da Bíblia de Almeida; eunuco era um homem castrado que servia de guarda das mulheres do seu dono (Et 2:3).

O eunuco etíope é um personagem mencionado em Atos dos Apóstolos (8:26-40), a qual se converteu sob o ministério de Filipe, o Evangelista. Ele possuía uma posição de influência na corte da Etiópia, ou seja, era um alto oficial (grego dynastes), tesoureiro real da rainha Candace.

Fim dos eunucos
O último eunuco morreu em 1996 aos 91 anos de idade. Com o passar dos anos, a sociedade passou a aceitar cada vez menos pessoas sendo castradas, tanto no Oriente Médio quando na Europa, causando a quase extinção da prática. Por fim, na Europa, o papa Leão XIII, proibiu em 1902 os castrati.

1 E José foi levado ao Egito, e Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado para lá. 2 E o Senhor estava com aJosé, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.

Sheshi I

Sheshi I era o faraó da época de José
Além disso, arqueólogos também atestaram que há evidências de longos períodos de fome no Egito que coincidem com a história bíblica onde José interpreta o sonho de faraó, revelando um período de sete anos de fartura, seguidos por mais sete anos de fome.

Sendo assim posto num cargo de governador do Egito o segundo após o faraó, depois de ser vendido como escravo, foi acusado de assédio e jogado num cárcere. Após 13 anos de sofrimento veio a exaltação que Deus tinha já preparado para José. Potifar perde importância, e seu nome não é mais lembrado.