Como eram chamados os químicos antigamente?

Perguntado por: adantas2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Apesar de a química ter contribuído para descobertas importantes logo no início da humanidade, ela só passou a ser estudada e vista como uma ciência a partir do século XVII. Ela teve seu início em estudos de alquimia, por estudiosos chamados de alquimistas.

Na época medieval, os alquimistas eram os pesquisadores que estudavam por meio da observação da natureza, faziam experimentos, procedimentos químicos, usavam aparelhos, instrumentos e materiais. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Alquimia era praticada por diversos membros da Igreja Católica.

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743. Era filho de um rico advogado e, por isso, foi bem educado.

Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

Hermes Trismegisto

Sendo assim, a Alquimia foi precursora da Química e da Medicina. No Egito, os principais alquimistas foram Hermes Trismegisto; na China destacou-se Fu Xi; e na Arábia Al Ghazali.

Ela vem do Árabe AL-QIMIYA, do Grego KHEMEIA, todos querendo dizer “alquimia”.

O químico é o profissional responsável por analisar substâncias e compostos, as características físico-químicas e como esses reagem a variações de pressão e temperatura, dentre outros.

As contribuições de Vicente Coelho de Seabra Silva Telles (1764-1804), o primeiro químico moderno brasileiro, são tema de um capítulo, que se refere inicialmente à sua primeira obra, Dissertação sobre a fermentação (1787).

Os alquimistas nunca foram vistos como hereges e só acabavam perseguidos quando eram considerados charlatões. Eles eram cristãos devotos, figuras respeitadas na sociedade. Monges, padres e até papas também praticavam a arte.

Philippus Aureolus Theophrastus Bombast von Hohenheim, conhecido como Paracelso, nasceu em Einseideln, na Suíça, entre 10 e 14 de novembro de 1493.

A alquimia foi exercida desde meados dos anos 300 a.C. e desenvolveu técnicas que, após serem colocadas à parte do misticismo, deram origem à Química como Ciência. Não é possível falar do surgimento da Química sem nos referirmos à alquimia.

Durante a Idade Média, a Química ainda não existia como ciência. Nesta época era coonhecida como a Alquimia. Alguns símbolos utilizados até a Idade Média: Outros elementos também possuiam diferentes figuras como o antimônio, chumbo, fogo, água, ar, enxofre, arsênio e bismuto.

Na verdade, em seus ramos tecnológicos, a quími- ca remonta aos tempos pré-históricos. A descoberta do fogo oferece a pri- meira oportunidade para se realizar operações químicas e o homem primitivo aprendeu, com seu auxílio, a preparar objetos de cobre, bronze e outros ma- teriais acessíveis.

Esta seção traz a vida e as descobertas dos principais cientistas que contribuíram para a Química, tais como Dmitri Mendeleiev, Lavoisier, Avogadro, Bohr e Marie Curie.

No dia do químico, conheça alguns dos maiores da História

  • PARACELSO (1493- 1541)
  • JAN BAPTIST VAN HELMONT (1579- 1644)
  • ROBERT BOYLE (1627-1691)
  • GEORG ERNST STAHL (1659-1734)
  • ANTOINE LAVOISIER (1743-1794)
  • JOHN DALTON (1766-1844)
  • DIMITRI MENDELEEV (1834-1907)

Lavoisier

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque foi ele quem descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O.

Os primeiros relatos a respeito dos Alquimistas datam de 300 a.C. em Alexandria e se estendem até 1500 d.C. As pessoas adeptas a essa crença utilizavam e uniam o conhecimento em diversas áreas (Ciências, religião, medicina, astrologia e medicina) para encontrar a Pedra Filosofal ou elixir da longa vida que teria o ...

Nicolas Flamel

Segundo os livros de Harry Potter, a pedra filosofal é uma pedra artificial com poderes mágicos capazes de transformar qualquer material em ouro puro e de produzir o Elixir da vida. Foi criada pelo bruxo Nicolas Flamel (traduzido para Nicolau Flamel na versão brasileira da saga de Harry Potter) no século XIV.

Em primeiro lugar, o simbolizamos por três setas apontas para cima, unidas na parte inferior. Em segundo lugar, utiliza-se o símbolo da lua crescente. Embora, a lua seja amplamente associada à prata na alquimia, considera-se o símbolo da lua crescente com cautela; uma vez que, ele representa, sobretudo, a própria lua.

O portal Alquimia Feminina é um programa de amadurecimento e feminilidade, onde serão abordados diversos assuntos sobre estes temas, de forma continuada. Por 1 ano você vai contar com aulas quinzenais ao vivo com a Danielle Bianchi e convidados, além dos cursos gravados já disponíveis na plataforma.

A Química surge com a evolução da racionalidade cientifica ocidental e tem sua origem na alquimia. A alquimia como “pré-ciência” que estuda a transformação sabidamente ao longo de quinze séculos, se sujeita aos seus próprios princípios e “se transforma” para a ciência química.