Como eram chamados os filhos de espanhóis e indígenas?

Perguntado por: lcurado . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Criollos. Era a forma como os filhos de espanhóis que eram nascidos na América eram chamados. 09.07.2020 História Ensino médio (secundário) answer respondido Os descendentes de espanhóis nascidos na América eram chamados de Criollos nas colônias de origem espanhola.

A estrutura social da América Espanhola colonial estava dividida em chapetones (espanhóis) no topo; criollos (filhos de espanhóis que nasceram na América e não detinham os mesmos privilégios que os chapetones) no centro; e índios, mestiços e afrodescendentes na base da pirâmide.

Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.

O maior estudo já feito sobre a história genética dos habitantes da Península Ibérica, hoje divulgado, revela que os ibéricos são maioritariamente descendentes de povos que migraram das estepes russas e que foram os bascos que menos se misturaram depois.

O termo crioulo [criollo], na América espanhola, referia-se ao filho do europeu, nascido na América. No Brasil, durante os séculos XVII, XVIII e XIX, referia-se aos escravos nascidos na terra, fazendo diferença daqueles nascidos na África.

"Os colonizadores portugueses e espanhóis, principalmente, usavam a palavra 'índio' para qualquer povo originário que encontravam pelo território. É um termo raso, que não considera qualquer traço individual destes povos.

Muitos povos indígenas resistiram à dominação espanhola nas Américas. Uma das lutas de resistência mais conhecidas foi a do líder inca Tupac Amaru que, em 1780, comandou cerca de 40 mil homens em um movimento a favor de reformas para melhorar a vida e o trabalho dos indígenas peruanos.

Os espanhóis emboscaram as forças de Atahualpa após a recusa dos incas em converter-se ao catolicismo. Durante os combates, vários incas foram mortos e Atahualpa foi feito prisioneiro. Mesmo no cárcere, ele ordenou secretamente a morte de Huáscar para evitar uma aliança com os espanhóis.

Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários. Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.

Os mestiços compunham o grau intermediário desta hierarquia. Fruto do envolvimento entre o europeu e o indígena, os mestiços viviam à margem da política colonial, sobrevivendo de expedientes variados nos espaços urbanos e rurais hispânicos.

Os mitayos eram, majoritariamente, responsáveis pela realização da retirada do mineral das minas e acabavam por carregar a sua produção em bolsas de couro em suas costas, podendo, também, realizavar a atividade de incorporar o metal selecionado para moer nos engenhos.

Mestiços são pessoas que descendem de duas ou mais etnias diferentes, possuindo características de cada uma das etnias e povos de que descendem. Pode-se citar como exemplo, pessoas que tenham antepassados pretos e brancos, asiáticos e brancos ou negros e ameríndios, mistura muito comum nos países da América Latina.

mestiços nascidos na América, fruto da miscigenação de brancos e povos originários. Em sua origem os criollos eram: brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis.

Termo de origem espanhola (criollo) e derivado da palavra “criar”. O crioulo era a pessoa que havia sido criada em um território diferente do de seus pais. O termo foi empregado na época da colonização para chamar o descendente de espanhol nascido nas colônias da América Latina.

Da miscigenação entre italianos, portugueses, espanhóis e franceses em território brasileiro temos uma pele clara, com pigmentação um pouco mais rosada. Pele morena rosada ou oriental rosada. A mistura de raças cria outros tons.

Eles são conhecidos como Mastim-espanhol, Mastim dos Pirenéus, Buldogue de Maiorca (Ca de Bou), Dogue canário (Dogo Canario-FCI) e Alano Espanhol.

cidade de Sorocaba

A cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo conta com uma numerosa e importante colônia espanhola. Mais de 30% da população da cidade tem ascendência espanhola, sendo considerada a cidade mais espanhola do Brasil, por ter a maior colônia de hispano-brasileiros do país.

Significado do churro
O mais amplo é o doce frito ou "fruto da Pan", tendo o nome onomatopeico, pelo som de fritura de graxa. Falando de gordura, um tipo de ovelha espanhola, de difícil e gorduroso lã também é chamado churro, e alguns pães não tem forma mas espiral ou rolo, como das ovelhas.

espanhola {feminino}
española {f.} Cristina é espanhola e encontrou um trabalho em Portugal, tendo-se mudado para esse país.