Como eram chamados os contadores?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Foi-se o tempo em que os contadores eram chamados apenas de “guarda-livros”. A origem desse nome vem da sua principal função que, no passado, era a de escriturar e manter em boa ordem os livros das empresas comerciais, lembrando-as de pagar impostos.

A Contabilidade surgiu há 2.000 a.C com a necessidade controlar o patrimônio. Os primeiros exemplos de contabilização foram encontrados na Suméria e Babilônia, que hoje é nomeado Iraque, também no Egito e China. Sua evolução foi lenta até o aparecimento da moeda.

CRIADOR DA CONTABILIDADE: FREI LUCA PACIOLLI
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

O contador de histórias, segundo pesquisa de Busatto, recebeu vários nomes ao longo do tempo: era o 'rapsodo' para os gregos; o 'griot' para os africanos; o 'bardo' para os celtas, todos empenhados na narração oral como via para organizar o caos e perpetuar e propagar os mitos fundacionais de suas culturas, como “ ...

Luca Bartolomeo de Pacioli nasceu no ano de 1445 em Sansepolcro na região da Toscana, Itália.

1- Contabilistas Certificados (CC), responsáveis pelas contabilidades das empresas ou de outras entidades e assumindo, conjuntamente com as gerências dessas entidades, a responsabilidade da regularidade dos impostos perante a Autoridade Tributária.

1 Que ou aquele que conta, que faz cálculos, que enumera, que faz o cômputo ou a apuração de algo. 2 Que ou aquele que narra, relata histórias (reais ou ficcionais, oralmente ou por escrito); narrador.

Os principais tipos de contadores assíncronos são:

  • Contadores de Pulso.
  • Contadores de Década.
  • Contador Seqüencial de O a N.
  • Contadores Assíncronos Decrescentes.
  • Contadores Assíncronos Up-Down (crescente/decrescente)

Ela vem de contábil, do Latim COMPUTABILIS, “o que se pode contar”, de COMPUTARE, que queria dizer “somar, calcular”, de COM-, “junto”, mais PUTARE, “estimar, imaginar um resultado”.

Os armazéns alfandegários foram cria- dos em 1549 e ficaram sob a respon- sabilidade de Gaspar Lamego, primeiro Contador-Geral do Brasil. Criada com a mesma finalidade dos Tribunais de Contas atuais, Portugal fundou a Casa dos Contos do Reino no ano de 1679.

Na Idade Média, a ciência contábil européia sofreu um retrocesso. O colapso do Império Romano do Ocidente e a invasão dos bárbaros germânicos ocasionaram a diminuição drástica do comércio no continente, devido à insegurança generalizada e à desorganização das atividades produtivas.

Contabilista é o termo genérico para descrever alguém que trabalha com Contabilidade. Já Contador é uma nomenclatura utilizada para se referir à profissão de quem se formou em Ciências Contábeis.

Um dos maiores contadores do Brasil, Antônio Lopes de Sá (1927-2010), construiu uma grande carreira na área contábil, sendo detentor de inúmeros prêmios, nacionais e internacionais, inclusive, recebeu a medalha de ouro João Lyra Tavares, um dos maiores prêmios que um contador pode obter.

O próprio neologismo brasileiro “contação de histórias” tem seu primeiro registro com Guimarães Rosa, em 1956. E claro, não podemos deixar de falar em Malba Tahan, um professor carioca que em 1957 escreveu “A arte de ler e contar histórias”.

O que faz o contador de histórias? O contador de histórias usa a transmissão de conhecimento oral como ferramenta de trabalho. Desde a antiguidade, muito antes da escrita, a prática era utilizada como meio de preservação da cultura e da sabedoria popular.

Luca Pacioli, considerado o grande precursor da Ciência Contábil .

Para o FASB, os acionistas, outros investidores e os credores são os principais usuários da contabilidade, prevalecendo que a divulgação financeira deve ser útil para a tomada de decisões de investimento, concessão de crédito e outras decisões semelhantes.