Como eram chamados os calvinistas na Inglaterra e na França?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Na Europa Ocidental, os calvinistas foram chamados de huguenotes (França), presbiterianos (Escócia), puritanos (Inglaterra) e protestantes (Holanda).

A partir de 1550, até ao século XVII, começou-se a designar os protestantes em França por "huguenotes", principalmente os calvinistas que se caracterizavam pela crença em que todo o ser humano estava predestinado e que Deus destinou algumas almas para a salvação e outras para o mal.

a) anglicanismo, religião cristã originada na Inglaterra, na Reforma, ocorrida no século XVI. b) calvinismo, religião cristã originada das concepções de João Calvino, no século XVI. c) catolicismo, religião cristã, com sede em Roma e obediente à autoridade do Papa.

O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica. O Anglicanismo fez parte do movimento reformista, que buscava confrontar a Igreja, que ficou conhecido como Reforma protestante.

O biógrafo de Calvino, Bernard Cottret, afirma que "huguenote" vem de "confederados" (em francês "Eidguenot", derivado do suíço-alemão Eidgenossen, termo que designava as cidades e cantões helvéticos partidários da Reforma).

Calvinismo foi uma doutrina religiosa que surgiu durante a Reforma Protestante. Os historiadores entendem que essa doutrina surgiu em uma segunda onda de reformadores, e o responsável pelo seu estabelecimento foi o francês João Calvino.

Os calvinistas são os evangélicos e igrejas que se orientam pelo legado do reformador francês João Calvino. Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas.

O Calvinismo é uma doutrina teológica surgida a partir da Reforma Protestante, ocorrida no século XVI. A doutrina calvinista surge a partir das interpretações feitas pelo João Calvino (1509-1564), um estudioso convertido ao Protestantismo em 1533, às ideias de Lutero.

Significado de huguenote
Pessoa adepta do protestantismo (religião que se separou do catolicismo), principalmente o de origem francesa calvinista, que vigorou durante os séculos XVI e XVII.

As estimativas mais confiáveis dão conta de 65% de católicos na França, 6% de muçulmanos (de expressões bem diversas) e 2% de protestantes. Os ateus, agnósticos e sem religião somam 25% da população.

Os luteranos acreditam que a salvação é obtida em decorrência das nossas atitudes e pela fé. Os Calvinistas, por sua vez, pregam a Doutrina da Predestinação - crença de que o destino de cada um já estaria traçado por Deus. Saiba mais sobre esses temas em: Luteranismo e Calvinismo.

Já o anglicanismo se concentrou na Inglaterra porque reconhecia o soberano inglês como chefe supremo da Igreja Anglicana.

O monarca do Reino Unido ocupa também o cargo de chefe supremo da igreja anglicana, que é a religião oficial do Estado da Inglaterra.

A Igreja Anglicana tem raízes no catolicismo, do qual mantém muitas tradições, mas ganhou forma em meio à Reforma Protestante do século XVI. Como outras igrejas reformadas, ela reconhece apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia; na Igreja Católica Romana, em comparação, os sacramentos são sete.

Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outras pessoas cristãs. Participar da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas. Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos.

Os puritanos foram homens de profundo entendimento teológico e visão que oraram para que a terra fosse cheia da glória de Deus como as águas cobrem o mar.

Significado de Anglicana
Anglicana é o feminino de anglicano. O mesmo que: inglesa, britânica.