Como eram as roupas de João Batista?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

As roupas grosseiras de joão Batista mostravam o quão hostis os homens eram ou estavam. As roupas de João mostravam o pecado de israel, a sua hostilidade era com Deus e com o próximo. João que poderia ter se vestido como um rei, usava roupas grosseiras, feias, com um simbolismo agravante.

Após consultar a mãe, Salomé solicitou a cabeça de João. O Rei não queria matá-lo, mas como voltar atrás na promessa feita ante tantos convidados? Assim, João foi decapitado e sua cabeça entregue numa bandeja. O ritual é comum até hoje.

Pregando o batismo e a conversão dos pecados, ele se tornou bastante conhecido, alcançando com seus ensinamentos muitas pessoas da Judéia e Jerusalém. Porém, uma de suas principais falas se refere, exatamente, a sua principal missão, anunciar Jesus.

Indica apenas que João iniciou suas pregações entre os anos 28 e 29 d.C., “no décimo quinto ano no reinado de Tibério César” (BÍBLIA, 2000, p. 927). Admoestava o povo às margens do rio Jordão, pregando o arrependimento dos pecados e o batismo como sinal de purificação e santidade.

João Batista: Significa “aquele que batiza com a graça de Deus”. É um nome composto por dois nomes de origens diferentes João e Batista. João vem do hebraico Iohanan, a partir da união de Yah “Javé, Jeová, Deus” e hannah, que quer dizer “graça”, e significa “Deus é cheio de graça, agraciado por Deus”.

Olá Nilza do Rio de Janeiro - RJ! Pelos conhecimentos que a Bíblia nos fornece, os gafanhotos não eram insetos estranhos as populações de Israel. A Bíblia cita ele, até mesmo como pragas as plantações inúmeras vezes. Assim podemos dizer que João Batista no deserto, para sobreviver se alimentou com eles.

O Evangelho de Mateus, por exemplo, apresenta João Batista como alguém muito maior do que um profeta, como o profeta dos profetas. "Porque, diferentemente dos profetas que falavam do futuro, ele indicou o messias no presente. Isso é muito forte na tradição religiosa.

Muitos ignoram que na Lei de Moisés (a qual vigorava nos tempos de João Batista) era permitido comer gafanhotos, pois eles contêm mais de 70% de proteínas, aminoácidos e outros nutrientes.

No caso de João, não foi seu irmão quem profanou o lar do seu melhor amigo, mas o “rei” da Galileia que tomou a mulher de seu irmão Felipe e a desposou. Pois bem, João não sentiu vergonha ao fazê-lo ver o mal que estava fazendo ao roubar a esposa do seu irmão e que consequências isso teria.

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor.

17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.

Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: “Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo”. Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: 'Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele' “.

seis meses

Ele começou a pregar sobre a vinda do Reino dos Céus no deserto da Judeia. Logo, foi às margens do histórico rio Jordão que iniciou o ministério de “Precursor de Cristo”, este anúncio durou pouco tempo, aproximadamente seis meses.

1. São João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, aqueles que foram prontamente visitados por Maria. São João Evangelista, era judeu da Galileia, filho do Zebedeu e irmão do São Tiago Maior, com quem era pescador.

Nesta altura, João encontrava-se no auge das suas pregações. Teria já entre 25 a 30 discípulos e batizava judeus e gentios arrependidos.

De acordo com os textos bíblicos, João era parente de Jesus. Ele era filho de Zacarias, um sacerdote, e de Isabel, uma prima de Maria, a mãe de Jesus. Segundo a literatura sagrada, Jesus iniciou sua missão evangelizadora somente após ter sido ele próprio batizado pelo primo nas águas do Rio Jordão.