Como eram as primeiras bananas?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Originalmente eram roxas ou brancas, com raiz, mas elas perderam o pigmento roxo e ficaram amareladas. Fazendeiros domesticaram o alimento, que tinha um sabor mais forte do que hoje.

As variedades que consumimos provavelmente se originaram na Ásia. Lá a banana é cultivada há mais de 4 mil anos. A fruta chegou à Europa no século I a.C, levada pelos romanos. Contudo, continuou sendo rara neste continente por muitos séculos, só se popularizando no século XX.

As espécies cultivadas diferem dos seus parentes selvagens por não possuírem sementes e serem partenocárpicas – a fruta cresce sem o desenvolvimento de sementes ou polinização e fertilização. Portanto, as bananas selvagens possuem um formato mais robusto, sementes grandes e duras.

Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não. Popularmente falando está correto, porque se convencionou chamar de fruta partes comestíveis e geralmente doces das plantas.

As primeiras bananas foram cultivadas há pelo menos 7 mil anos na região que atualmente é conhecida como Papua-Nova Guiné, na Oceania. Há registros que a fruta também foi produzida no sul da Ásia.

O que alguns não sabem é que a banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta. As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce.

A fruta foi descoberta na Índia pelos exércitos de Alexandre, o Grande. Segundo uma lenda antiga, os sábios da Índia descansavam à sua sombra e comiam de seus frutos. Por conseguinte, as mudas foram plantadas em outros países também.

Banana, fruta mais consumida no mundo.

Gros Michel

Se chegar às Américas, pode liquidar as plantações por todo o mundo. Isso já ocorreu nos anos 1950 com um tipo de banana chamado Gros Michel.

A fruta chegou à Europa no século I a.C, levada pelos romanos. Contudo, continuou sendo rara neste continente por muitos séculos, só se popularizando no século XX. Muito antes disso, a expansão do Islã levou a banana para a África. E os portugueses trouxeram-na para o Brasil.

Também conhecida como banana-figo ou banana-sapo é uma variedade boa para cozinhar, ela tem a polpa mais pastosa que a banana-da-terra e seu sabor é bem diferenciado. Meu pai sempre gostou de assá-la inteira, com casca e tudo, mas também fica boa na brasa ou no meio de tortas e na forma de purê.

São mais de mil tipos de bananas, divididos em 50 grupos de variedades, que podem ser sem sementes ou com sementes, além de apresentarem diferentes tamanhos, formas e cores.

Antes da seleção artificial, as bananas estavam entre os legumes e frutas que seriam completamente diferentes. Inclusive, para chegar ao que consumimos hoje com naturalidade, foi preciso unir duas variedades selvagens de bananas, a Musa acuminata e a Musa balbisiana.

Maçã: um pseudofruto da macieira
Nós explicamos: FRUTO: chamamos de fruto o ovário da planta fecundado e desenvolvido. PSEUDOFRUTO: órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta. No caso da maçã, a parte que consumimos é formada a partir do receptáculo floral.