Como eram as obras de artes no período do Humanismo?

Perguntado por: aaguiar7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Seguindo o objetivo de valorizar a figura humana, os artistas da época passaram a utilizar modelos de verdade, com suas belezas e perfeições, para a realização de suas obras. As esculturas e pinturas apresentavam mais detalhes nas expressões faciais e nas proporções humanas.

As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.

-Antroposcentrismo, o homem no Centro de tudo. -Cientificismo e Racionalismo. -Demonstração da figura humana,suas expressões e detalhes das proporções. -Descentralização do conhecimento, onde a igreja perde o monopólio o do conhecimento com o desenvolvimento da impressa.

Machado de assis é sem dúvida um dos maiores escritores brasileiros por sua obra não só enfoca a vida Urbana no Rio de Janeiro, incoerente?

O Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.

O teatro é o gênero textual mais conhecido do humanismo, com seu principal autor: Gil Vicente. O escritor retrata temas religiosos e humanos, com foco nas dualidades entre as duas formas de pensamento.

Principais nomes e obras do humanismo

  • Francesco Petrarca: Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa.
  • Dante Alighieri: A Divina Comédia, Monarquia e O Convívio.
  • Giovanni Boccaccio: Decameron e O Filocolo.
  • Michel de Montaigne: Ensaios.
  • Thomas More: A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio.

Os humanistas defendiam a ideia de que os seres humanos eram capazes de alcançar a verdade e a virtude através do estudo da literatura, da filosofia e da arte, em vez de se basear exclusivamente na tradição religiosa e nas autoridades estabelecidas.

O humanismo foi uma tendência que surgiu no renascimento, ele rejeita a noção medieval de que o homem é considerado inferior por ser um pecador.

Filósofos e Intelectuais Humanistas
Os humanistas chamavam a Idade Média de “Idade das Trevas” e defendiam que o homem não dependia da vontade divina para traçar o seu caminho. Pensamentos como este pode ser encontrado em obras como “Discurso sobre a dignidade do homem”, de Giovanni Pico Della Mirandola.

O humanismo foi um movimento que marcou o modo de pensar do ser humano, que a partir daí, começaram a se importar com coisas diferentes além do teocentrismo. Como o foco era o valor do ser humano, ele teve destaque com as produções artísticas em massa, como fundamento a valorização do ser humano.

Os humanistas questionavam a submissão das pessoas, a devoção religiosa como o centro da existência e a vida contemplativa, que eram características da época medieval, e apoiavam uma postura mais ativa, inventiva, observadora e capaz de usufruir do seu mundo e de seu tempo.

A era do homem no centro de tudo
Ele foi um movimento intelectual que se distanciou da influência da Igreja e dos pensamentos religiosos. Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas.

Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e académicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo.

Os humanistas criticavam o pensamento medieval, no qual os ensinamentos eram inspirados somente na leitura e interpretação da Bíblia, buscavam outras fontes de conhecimento, por isso viam na Antiguidade Clássica sua maior fonte de inspiração para estabelecer um vínculo entre os antigos saberes e as no as criações.

Tipos de Humanismo
Humanismo renascentista: propõe o antropocentrismo como ápice e é desvinculado da religião que se expressa de forma pública. Humanismo positivista: afirma o ser humano e rejeita a teologia e a metafísica. Segue os princípios próprios da religião positivista universal.

Movimento literário baseado no ser humano
Desejos, valores morais, características profundas e esfera psicológica eram temas presentes nas obras humanistas. Proveniente da filosofia italiana, o humanismo retratava a sociedade por meio do antropocentrismo, pois o homem era o centro do mundo.

Questão São características do Humanismo, EXCETO: Momento em que o antropocentrismo ocupa o lugar do teocentrismo.

O Humanismo foi um movimento filosófico e literário que ocorreu nos séculos XIV e XV, na Península Itálica. Inicialmente, o termo era empregado para designar os estudos de humanidades, ou seja: literatura clássica, história, dialética, retórica, aritmética, filosofia natural e línguas modernas.

Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Por isso a escolha do nome!