Como eram as moradias das pessoas na Pré-história?

Perguntado por: tnogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.

Por volta de 50.000 a.C., os primeiros seres humanos, ainda nômades (sem moradia fixa), construíam valas no chão e cobriam o local com folhas e galhos durante as viagens para caçar. Registros, na região onde hoje é a República Tcheca, indicam que essas construções também eram usadas para se proteger do frio e do calor.

Eles eram nômades, ou seja, estavam em constante deslocamento, e não tinham lugar fixo para morar, pois eram vulneráveis aos fenômenos naturais. A descoberta e o controle do fogo permitiram o aquecimento com relação ao frio, espantar animais silvestres e assar os alimentos.

Assim, o homem começou a abandonar as cavernas e dá início à construção de suas próprias moradias. Essas moradias foram conhecidas por Nuragues, que significam construções edificadas em pedra, em forma de um cone incompleto, sem nenhum tipo de mistura de materiais para uni-las ou revesti-las.

Fogolar, penico, scandole e as casas de antigamente.

Tipos de moradia são as diferentes habitações construídas para abrigar as pessoas de maneira individual ou coletiva. Elas são construídas segundo as necessidades de cada um. Existem inúmeros tipos de moradia e cada um deles representa um tipo de necessidade e uma cultura.

Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e da busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos.

Eram essencialmente caçadores e coletores. Entre suas características culturais, podemos destacar a fabricação de objetos de pedra, a utilização do fogo e o desenvolvimento da linguagem oral, além de datarem dessa época as primeiras pinturas rupestres.

Essas mudanças originadas pelo uso do fogo permitiram aos hominídeos explorar o meio ambiente a seu favor. No Neolítico, os grupos humanos deixaram de ser nômades, ou seja, mudar constantemente de lugar em busca de melhores condições de sobrevivência, e se transformaram em sedentários.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

A caverna não era mais o lugar ideal para habitar-se. Foi muito útil nos tempos do Paleolítico, mas, no Neolítico, a sedentarização exigiu a construção de casas feitas de madeira, barro ou adobe. Para alguns estudiosos do período, a construção de moradias fez surgir os primeiros traços da arquitetura.

2) Que funções tinham as construções das primeiras aldeias? No período Neolítico, as construções serviam tanto como espaço de moradia, protegendo contra o frio e perigos, como também para a realização de pequenos trabalhos e o armazenamento de alimentos.

A evolução das habitações não ocorreu apenas com o passar do tempo, mas também sofreu influências de outra natureza, como a modificação dos solos e do clima e a necessidade de proteção do homem face aos perigos externos.

Na época, a arquitetura era usada principalmente para refletir o poder de vários deuses. Governantes poderosos construíram pirâmides, templos e santuários monumentais. Longe de serem consideradas primitivas, as construções enormes, como a Pirâmide de Gizé, impressionam até hoje.

Segundo as leis da física, o ar quente de um ambiente sobe enquanto o ar frio desce e é por isso que o pé direito das casas tradicionais eram tão altos. Mantinham um clima agradável no ambiente e tinham a função de fazer com que o ar quente saísse por entre as telhas que também possuíam suas peculiaridades.

No período da Idade Média as edificações residenciais tinham suas janelas voltadas para o espaço público, e para manter a privacidade dos ambientes, incorporaram peitoris mais altos sendo possível o acesso da luz natural no interior do ambiente.