Como eram as discotecas?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Eram improvisadas uma pista de dança com grandes caixas de som aonde eles curtiam algumas bandas mais alternativas da época e também um palco que a maioria das vezes traziam pequenas bandas da região.

As festas de antigamente tinham sanduíches feitos pela mãe e que às vezes eram embrulhados em papel alumínio… Tinham pipoca no saquinho, milho e gelatina no potinho de plástico, além dos docinhos tradicionais: brigadeiro, beijinho, cajuzinho…

A música disco ou simplesmente "discoteca" foi um gênero musical surgida na década de 1970 e, de acordo com o Almanaque dos Anos 70, foi uma derivação da soul music e do funk (gêneros musicais de artistas como James Brown e Stevie Wonder).

Régine Zylbenberg

Conheça Régine Zylbenberg, a inventora da discoteca e a primeira DJ a usar dois toca-discos na Paris dos anos 50.

No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa [como os Beatles].

O público se vestia de acordo com o estilo da casa. Nas “superbaladas”, que costumavam ser mais caras, reinavam grifes como Diesel, de calças jeans. Mas os looks eram básicos: rapazes com camiseta ou camisa e cabelos cuidadosamente dasarrumados; meninas de salto alto, vestido e cabelos lisos (viva a chapinha!).

Compartilhe. Lembra como eram as baladas nos anos 2000? Clubbers, punks e gente exótica na pista, com músicas que eram sucesso nas "7 melhores" das rádios - que a gente tinha que comprar o CD ou esperar eternamente tocar para gravar na fita.

As festas da época de ouro, aconteciam em clubes, regados pelos sons das jazz-bands. ANOS 30 – Época marcada pela grande depressão, as festas aconteciam para que as pessoas pudessem esquecer seus problemas financeiros e dificuldades. Sem TV ou internet, as festas do anos 30 eram uma grande forma de distração.

A base da decoração dos bolos era um glacê feito de manteiga e açúcar e colorido com anilina que tinha gosto de gordura. Foi nos 80 que começou a moda dos papéis de arroz que era um papel comestível com foto de personagens que colocavam em cima do bolo.

Maios

Dentro do ciclo anual, a dos “Maios” é, sem dúvida, a mais antiga e também a mais formosa do ano.

Discoteca, boate, danceteria, casa noturna ou ainda clube ou balada é um local destinado à prática da dança, por motivos lúdicos ou profissionais.

A casa rolava o som dançante costumeiro dos anos 80, com muito Synthpop, Pop, New Wave, House e Pop Rock.

Um show à parte. Extravasar era a palavra-chave: a galera usava muita cor, brilho e materiais sintéticos. O lurex (um tecido com fios metálicos) aparecia em blusas, macacões e vestidos. No look das garotas, maquiagem forte, meia arrastão e plataformas altíssimas eram essenciais.

Foi uma época divertida e com identidade própria, na qual as crianças gostavam de brincar com jogos de tabuleiro e Atari. A música eletrônica tinha lugar nas paradas de sucesso e todo mundo tinha o hábito de usar roupas bem coloridas.