Como eram as construções dos incas?

Perguntado por: ccastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os construtores se preocupavam com técnicas precisas e detalhadas — tanto que o corte de pedras grandes, que serviam para edificações, era feito com base em cálculos. Esse desenvolvimento arquitetônico permitiu a construção de diversas edificações grandes e resistentes, como casas, aquedutos, palácios e fortes.

A arquitetura inca é muito notável porque foi construída em fortes edificações de pedra. Uma das características destacáveis é o corte e encaixe perfeito entre as pedras que resistiram aos terremotos frequentes da região. Por exemplo, as construções de Machu Picchu ainda podem ser visitadas no país do Peru.

Antes dos incas, as construções eram feitas em estilo adobe. Eles também construíram suas próprias casas, templos, aquedutos, palácios e fortes. A construção de trilhas de pedras para servir como marcação e caminho para chegar até as obras também era característico desse povo.

Além das construções de habitação, como podem ser vistas na cidade de Machu Picchu, os incas também desenvolveram tecnologias com cordas trançadas capazes de construir pontes.

Inventada pelos Incas que viviam nas montanhas da América do Sul, o terraceamento, também conhecido como cultivo em terraços, é uma técnica agrícola geralmente utilizada na criação de terraços através do parcelamento de rampas niveladas no solo.

As estruturas de Machu Picchu foram construídas com uma técnica chamada Ashlar. As pedras são cortadas para se encaixar sem nada que as ligue. O corte era feito com tanta precisão e as rochas encaixadas tão perfeitamente que nem mesmo um cartão de crédito pode ser inserido entre elas.

Os incas construíram templos sagrados nas encostas íngremes das montanhas andinas. Enormes blocos de pedras eram arrancados das pedreiras, desbastados e entalhados com instrumentos de pedra, e depois arrastados por roletes de madeira ou sobre trenós puxados por cordas, por meio de engenhosos sistemas de rampas.

A arquitetura inca é caracterizada pelo domínio da pedra .
Cada rocha se encaixa perfeitamente com as pedras circundantes. Ele se assemelha a um quebra-cabeça sólido que resistiu a muitos terremotos.

Resposta. Resposta: Água potável, balneares e até mesmo a irrigação dos terraços agrícolas eram assegurados pelo sistema engenhoso feito pelos Incas!

Agricultura inca
Para aumentar as áreas cultiváveis, os incas criaram um engenhoso sistema de terraços - espécie de degraus construídos ao longo das montanhas e sustentados por paredes de pedras - que se estendiam pelas encostas íngremes.

Pedras preciosas e sobretudo o ouro eram os materiais mais utilizado na produção das esculturas sendo que as mais produzidas eram figuras de deuses e tudo que estivesse relacionado com a natureza: animais, vegetação, rios, etc.

Os incas usavam varas afiadas e arados para revolver o solo, e usavam também a lhama para transporte das colheitas, embora tais animais fornecessem também lã para fazer tecidos, mantas e cordas, couro e carne. Ervas aromáticas e medicinais também eram plantadas e as folhas de coca, eram reservadas para a elite.

Os incas foram povos ameríndios, pré-colombianos, originários da região de Cusco, no Peru. Seu império foi muito importante, um dos mais desenvolvidos das Américas no período de sua existência, junto aos maias e astecas. Tinham uma sociedade dividida em classes e muito hierarquizada.

A sociedade inca era centralizada e liderada pelo imperador inca, e sua economia baseava-se na agricultura, com destaque para o cultivo de batata, milho e feijão.

Na ausência de uma linguagem escrita, os Incas usavam um sistema complexo de cordas multicoloridas com nós, conhecido como quipu (ou khipu), para administrar os estoques, assim como para manter o controle de população e dados astronômicos.