Como eram as casas na aldeia?

Perguntado por: nalencastro7 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

As casas possuíam uma estrutura de madeira e o teto de palha se estendia até o chão para fechar completamente as casas e proteger os seus moradores das chuvas e dos ventos. Na estação seca, a aldeia se transferia para as margens do rio, facilitando a pesca e a coleta de alimentos.

Já entre os tupis-guaranis, a tipologia habitacional mais recorrente era a casa multifamiliar para um clã inteiro (maloca) de planta retangular, dividida internamente em quadrados ou retângulos de quatro a seis metros de lado (ocas) que abrigavam uma família nuclear.

A formação da aldeia pode também ser de forma externa, sendo circular, quadrada ou interna, com o centro de uma grande maloca. Sua organização sócio-espacial é formada por várias ocas, malocas ou um conjunto de malocas onde residem várias famílias, chegando a 400 pessoas, com suas variações.

Este espaço é denominado oca (tupi) ou oga (guarani). O tamanho de cada casa, depende do tamanho da tribo, podendo chegar a mais de 200 metros de comprimento. Geralmente, não passavam de 150 metros de comprimento, por cerca de 12 metros de largura. Os indígenas eram sedentários.

As técnicas construtivas eram diferentes. As paredes, por exemplo, eram feitas de terra, pedra, barro, tijolo burro e cal de obra. O telhado era construído com vigas de madeira, barrotes adicionados de sapé ou telhas feitas de barro em formato de canudos, chamadas de telhas de bica.

- Os povos tupis viviam em pequenas aldeias, onde construíam de quatro a seis malocas de madeira com cobertura de palha e fibras vegetais. Essas grandes habitações ficavam distribuídas em um grande círculo. - Os tupis praticavam a agricultura e também viviam da caça e da pesca.

Grande parte dos povos indígenas morava em aldeias, pequenas comunidades. Muitos pesquisadores das culturas indígenas defendiam a ideia de que esses povos possuíam uma organização política, mas não tão complexa como a dos não índios.

A aldeia é a unidade política característica dos povos indígenas, refletindo sua forma de organização social e mantendo uma dinâmica que é própria de cada comunidade.

Eles tinham religião, hábitos, costumes e comportamentos similares, a divisão do trabalho também era parecida entre todos os povos, e o modo de vida deles era baseado na caça, na pesca e na coleta, acrescida da agricultura de algumas plantas, como a mandioca.

Resposta verificada por especialistas
Os indígenas plantavam diversos alimentos, caçavam e pescavam no local que estavam estabelecidos. Quando os recursos se esgotavam, o solo se tornava infértil ou houvesse escassez de água eles procuravam outro locar para se fixar.

O espaço interno normalmente é organizado havendo a cozinha; o depósito de alimentos no centro da casa, e um outro, em frente à porta de entrada, onde os visitantes são recebidos e as danças realizadas. Os moradores dormem em redes que são amarradas nas laterais do ambiente.

Aldeia é uma povoação, normalmente rural, com poucos habitantes, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior à vila, podendo dispor de autonomia administrativa e de economia de subsistência (não exporta o excedente da economia, consumindo tudo), sendo geralmente satélite de uma vila, onde a população ...

De acordo com Silva (1998), a vida nas tribos, normalmente, segue a seguinte rotina: as crianças, desde pequenas, observam o que os adultos fazem e aprendem; a menina procura imitar a mãe e aprende a cozinhar, a cuidar da roça, a fazer cerâmica, depen- dendo do que é importante e costume da sua aldeia.

O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.

OCAS – SÃO CONSTRUÇÕES GRANDES SEM DIVISÕES INTERNAS E SEM JANELAS. FEITAS DE PALHA E TAQUARA, QUE SERVE DE MORADIA PARA OS ÍNDIOS.

:: A primeira casa construída pelos próprios imigrantes era provisória e feita de madeira, do alicerce ao telhado. :: As telhas de madeira eram chamadas de “scandole”. Para sua confecção eram cortadas pequenas toras de madeira com cerca de 30cm de comprimento.

Pau a pique são construções bastante antigas que utilizam técnicas rudimentares. Essas moradias são geralmente muito simples e mais comuns nos municípios do interior do Brasil.