Como eram as casas em 1800?

Perguntado por: emata4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Entre 1800 e 1850, surge a casa de porão alto, construída de frente para a rua, mas com uma pequena escada logo após a porta de entrada. Dotada de uma planta simples, a moradia ganhou estátuas decorativas na fachada e o telhado começou a ser construído em quatro águas. A cor mais comum das casas era a branca.

Em São Paulo, nas primeiras décadas do século XIX, havia casas térreas e sobrados erguidos no alinhamento de ruas estreitas e tortuosas. Eram implantados lado a lado, sem recuo lateral. O lote era estreito e comprido – o “jardim-horta-pomar” ficava ao fundo, no recuo posterior.

As casas dos senhores eram grandes, espaçosas e repleta de cômodos para comportarem confortavelmente todos os membros das famílias, que também eram numerosas. As técnicas construtivas eram diferentes. As paredes, por exemplo, eram feitas de terra, pedra, barro, tijolo burro e cal de obra.

A casa colonial tinha de um a três pavimentos e contava com a presença de varanda, colunas e beirais. O telhado era normalmente feito com telhas de barro e as paredes feitas em taipa de pilão ou pau a pique, com ressalva das casas mais ricas que eram levantadas com pedra e barro ou tijolos.

A técnica consiste em amassar com um pilão o barro colocado em formas de madeira, os taipais, semelhantes às formas de concreto utilizadas hoje. Os taipais têm somente os elementos laterais, e são estruturados por tábuas e montantes de madeira, fixados por meio de cunhas, em baixo, e um torniquete em cima.

A arquitetura neoclássica foi um movimento cultural surgido na Europa, no final do século XVIII, em reação aos estilos de arquitetura renascentista. Ele coincidiu com a Revolução Industrial e as artes Decó, Nouveau, neogótico e eclético.

Neoclássico. A partir do século XVIII a arquitetura do período neoclássico iniciou seus esforços para retomar a linguagem do que se produziu na antiguidade clássica grega e romana.

O espaço do sótão transformou-se em quarto para hóspedes e um banheiro; o primeiro andar recebeu um banheiro, home office e berçário; e o térreo ganhou novos quartos e uma nova cozinha. Uma coisa, entretanto, permaneceu: a delicada e sutil atmosfera vitoriana.

As casas coloniais são exemplos dessa influência. Elas remetem ao nosso processo de colonização, que vai de 1500 a 1830, tanto no interior quanto nos centros urbanos. As casas costumavam ter de um a três pavimentos, varanda, colunas, beirais e telhas de barro numa cobertura de várias águas para auxiliar no escoamento.

Grandes salões de casarões abandonados eram subdivididos por tabiques de madeira para serem ocupados pelo maior número de locatários possível. Galpões de madeira eram erguidos para o mesmo propósito. E os porões, ainda que subterrâneos e com ventilação ainda pior, frio e umidade, não ficavam atrás.

Era fato estabelecido que a casa devesse permitir aos moradores contacto direto com o ar, luz e jardim: devia ser para uma família única, não ter menos de 30 metros quadrados, no primeiro período, nem mais de 80 metros, em seu estado definitivo, e ser de construção insulada ou encostada a outra igual."

Segundo as leis da física, o ar quente de um ambiente sobe enquanto o ar frio desce e é por isso que o pé direito das casas tradicionais eram tão altos. Mantinham um clima agradável no ambiente e tinham a função de fazer com que o ar quente saísse por entre as telhas que também possuíam suas peculiaridades.

Os tipos de moradia podem ser individuais, unifamiliares e multifamiliares.

2- Palafita
É um dos tipos de casas mais antigos do mundo, encontrado na Europa, Ásia, América e África.

As casas térreas tinham, piso de chão batido, enquanto os sobrados, em seu pavimento superior, possuíam assoalho de madeira. Os pavimentos térreos dos sobrados, entretanto, eram também de chão batido, sendo usados para acomodar escravos e animais ou como lojas.

— A tradição manda que as casas sejam pintadas de branco e que tenham portas e janelas amarelas ou azuis, berrantes, para evitar a entrada dos maus espíritos.