Como eram as casas dos homens das cavernas?

Perguntado por: omota7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Eles moravam em cabanas feitas de peles, ossos e pedras. Algumas cavernas, sim, eram habitadas, principalmente na Europa, mas sempre mais perto da superfície que do subterrâneo.

Eles moravam em cavernas e na própria floresta, e manuseavam arcos e flechas feitos de pedra. Além disso, alimentavam-se de peixes, animais e frutos.

Os povos sedentários são aqueles que possuem moradia fixa. Na Pré-História (em todo o mundo) os povos passaram a se fixar a partir do desenvolvimento da agricultura e pecuária. Eles precisavam permanecer onde estavam para cuidar das plantações e dos animais. Assim surgiram as primeiras vilas e, posteriormente, cidades.

Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.

Os tipos de moradia podem ser individuais, unifamiliares e multifamiliares.

More videos on YouTube
Mas a longa jornada de moradias humanas vem desde 25 mil anos A.C., quando os homens passaram a viver em cavernas. Desde então, vivemos em tendas, casas de barro, pedra e madeira, em edifícios e até alguns lugares meio estranhos, como as casas modernistas dos anos 50.

O homem da pré-história, principalmente o homem do período neolítico, abandona as cavernas e começa a construir sua morada; posteriormente denominada Nuragues e Dolmens... Os Dolmens são construções que também fazem parte do período neolítico. Essas tinham características bem diferentes das construções Nuragues.

O termo "homem das cavernas" às vezes é usado coloquialmente para se referir a neandertais ou cro-magnons (Homo sapiens do Paleolítico).

Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos. Esse período é conhecido como Idade da Pedra Lascada, por causa da produção de objetos lascados em pedras.

OS HOMENS VIVIAM EM CONTATO DIRETO COM A NATUREZA. POR QUE OS HOMENS DAS CAVERNAS DORMIAM AMONTOADOS? PARA MANTER O CALOR DO CORPO E PROTEGÊ-LOS DO FRIO INTENSO.

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

As primeiras moradias foram cavernas e grutas que nada mais são do que grandes buracos nas rochas. Os animais já utilizavam esses espaços para se proteger de ameaças de outros animais maiores ou mesmo do frio e da chuva.

A primeira moradia – Cavernas e grutas
As primeiras moradias foram as cavernas e grutas, que são imensos buracos existentes nas rochas. Os animais já utilizavam esses locais para se esconder e se proteger de outros animais maiores e de condições do tempo, como frio e chuva.

Chamamos de casa ou moradia o local construído pelo ser humano com a função de proteger, dar conforto e segurança ao indivíduo e à família.

O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos.

O chamado Oldowan é conhecido como a primeira ferramenta, e era um pedaço de pedra lascada usado para corte de carne, quebrar crânios e também cortar lenha.

6 tipos de casas que marcaram a história!

  • Oca.
  • Palafita.
  • Pau a Pique.
  • Alvenaria.
  • Edifícios.
  • Pré-Montadas.

Conheça 4 tipos de residências diferentes

  1. Casa térrea. Como o próprio nome já indica, uma casa térrea é uma construção de apenas um andar. ...
  2. Casa geminada. Uma casa geminada é a construção de duas ou mais residências ligadas umas às outras. ...
  3. Sobrado. ...
  4. Apartamento.

Os tradicionais são sala, cozinha, quarto e banheiro. Mas com o tempo outros termos passaram a ser usados para alguns ambientes da casa, como suíte (que é um quarto integrado com banheiro), varanda gourmet, jardim de inverno, closet, home Office ou escritório, etc.

Grandes salões de casarões abandonados eram subdivididos por tabiques de madeira para serem ocupados pelo maior número de locatários possível. Galpões de madeira eram erguidos para o mesmo propósito. E os porões, ainda que subterrâneos e com ventilação ainda pior, frio e umidade, não ficavam atrás.