Como eram as camas no Egito?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Utilizada exclusivamente pelos faraós, a cama tem uma armação retangular e o apoio para se deitar feito em couro trançado ou em ripas de madeira; passa a ter pés em formato de patas de animais e ganha elementos decorativos.

Além da privacidade, o pequeno espaço fechado da cama-caixa retinha o calor do corpo, mantendo a pessoa adormecida quente durante o inverno. Também é possível que as camas oferecessem algum grau de proteção contra intrusos, especialmente lobos e outros animais, que pudessem adentrar à casa.

As camas permitem que exista um fluxo de ar abaixo do seu colchão, algo que não ocorre quando ele está em contato direto com o piso. Além de isso ser muito prejudicial ao sistema respiratório, também pode reduzir a longevidade do colchão. Causando manchas, rasgos e danos à peça a longo prazo.

Um bom estrado é uma peça fundamental para complementar a cama. O estrado é responsável pelo apoio que garante a estabilidade durante o sono e tem uma grande influência no tempo de vida útil do colchão.

De fato, essa foi uma crença que perdurou durante séculos no Egito. Isso porque os naturais daquela região cultuavam o Sol como se fosse um deus. Para eles, a estrela era o próprio Rá, o deus-Sol.

Para se lavarem, os egípcios usavam uma bacia e um jarro provido de bico, no qual colocavam a água. Ao lavarem os dentes, desinfetavam a água com uma espécie de sal. Usavam ainda uma pasta solidificada contendo uma substância desengordurante como, por exemplo, cinza, que levantava espuma quando esfregada.

O relógio biológico do egípcio é diferente do nosso: à tarde todos dormem, saem às ruas à noite e só dormem de madrugada, mesmo que não seja época do ramadã.

Cama japonesa
Também chamada de cama baixa, é inspirada nas tradições dos povos orientais, que acreditam que dormir perto do chão garante um sono mais tranquilo. Sua base contém apenas futons e tatames, que podem ser dispostos diretamente no piso ou sobre um estrado.

cama doble {feminino}
cama de casal {f.}

A cama twin é um modelo de solteiro maior, geralmente escolhido para que pessoas mais altas, com até 2 metros, possam dormir sem ficar com os pés para fora. Suas medidas são: 2,03 metros de comprimento x 97 centímetros de largura.

De acordo com especialistas, dormir no chão não vai trazer benefícios a longo prazo. Contudo, a curto prazo, pode ajudar a reduzir as dores agudas na coluna. Assim, isso acontece pois, ao dormir no chão, as pessoas tendem a deixar os joelhos para cima, tirando a pressão da coluna.

3. Cama alta. A cama alta pode ter essa característica por diversos aspectos: ou por ter um baú embaixo do colchão, ou porque o colchão é alto, ou porque a sua estrutura oferece também gaveteiro e outros compartimentos em sua estrutura inferior.

Como vimos, a história do uso do futon e de dormir no chão é longa. Mas de que maneira esse hábito perdurou até os dias de hoje? Bem, os japoneses não usam sapatos em casa. Esse hábito ajuda a manter as casas limpas, então deitar-se no chão não é um problema.

A cama Queen é uma versão mais cômoda para casais, pois tem uma largura maior. A King é a maior e mais confortável desses modelos. O preço das camas também aumenta de acordo com seu tamanho.

Os egípcios não tinham muito paciência com pelos ou cabelos, por questão de higiene ou mesmo por não suportar o calor que eles podiam causar, devido ao local quente em que viviam. Possivelmente devido a essas questões, eles cortavam os cabelos bem curtos ou raspavam a cabeça regularmente.

Já os egípcios, pelo menos em sua maioria, não eram negros, mas brancos. No entanto, vale lembrar que houve miscigenação entre egípcios e núbios.

É muito romântica, e gosta de ser cortejada. Algumas mulheres com culturas diferentes vão escolher o marido com base na estabilidade financeira que ele pode promover, ou nem vão pensar nisso enquanto não tem carreira estável. Mulheres brasileiras embarcam em sentimento.

A verdade é que, no costume egípcio, o marido tem que cuidar da esposa. Então, sim, ele traria a esposa para a sua casa, e o costume diz que é obrigação dele ter já uma casa toda pronta e equipada para recebê-la. E, como acontece em tantos países, ter isso é caro, certo?

Diferente dos brasileiros, os egípcios comem o feijão no café da manhã. Na verdade, a primeira refeição no Egito é bem reforçada, com ovos cozidos, falafel, pão árabe (ou Aish), salada de pepino, hummus, entre outros.