Como era usado os bip?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O pager (que no Brasil também era chamado de bipe) é como um pequeno receptor de rádio portátil, popular entre as décadas de 1980 e 90. Cada usuário tem um código próprio, que as pessoas acionam para mandar-lhe uma mensagem. A mensagem aparece na tela do pager.

O aparelho, dotado de tecnologia de comunicação por rádio, inicialmente era apenas um sistema pelo qual alguém enviava uma mensagem a uma central, que emitia um "bip" ao dono do aparelho, que entrava em contaco com esta central.

3 – Telex. Avô do fax e bisavô do e-mail, o Telex transmitia mensagens para outros terminais por meio da eletricidade. A máquina lia os comandos digitados em um teclado e reproduzia as mesmas informações em outro aparelho.

até 500 m

E o melhor: a pessoa não precisa aguardar no local, pois os pagers têm alcance de até 500 m de distância. Ou seja, se estiver em um centro comercial, seu cliente poderá passear tranquilamente enquanto espera ser chamado. Prático, inteligente e de fácil programação.

Motorola Dynatac 8000X

O primeiro celular do mundo foi o Motorola Dynatac 8000X. Ele foi desenvolvido pelo engenheiro Martin Cooper, nos Estados Unidos, que realizou a primeira chamada em um protótipo em 1973. Mas o aparelho demorou mais de dez anos para começar a ser vendido, apenas em 1984.

Se o chamado “tijolo”, o DynaTAC 8000X, foi o primeiro celular a ser lançado comercialmente no mundo, pela Motorola, a mesma empresa trouxe para o Brasil, anos depois, aquele que ficou conhecido como o “tijolão”.

Como Funciona
Quando um cliente deve esperar pela sua comida, entregue a ele um dos nossos pagers localizadores. Quando o seu pedido estiver pronto, o pager vibrará e se ascenderá, assim, o cliente simplesmente retornará ao balcão.

1999

No Brasil, o SMS teve seu início em 1999 quando a BCP Telecomunicações lançou seu serviço "Digimemo". As aplicações iniciais de SMS visavam eliminar os pagers alfanuméricos, permitindo serviços em que as mensagens poderiam ser enviadas nos dois sentidos, primeiramente para o correio de voz.

O Telex foi um sistema internacional de comunicação por curtas mensagens impressas. Consistia numa rede mundial com um plano de endereçamento numérico, com terminais únicos que enviavam uma mensagem para qualquer outro terminal.

Em 1947, Gabriel Casotti, especialista em telegrafia sem fio, produziu o primeiro aparelho de fax, com a ajuda da agência de notícias Associated Newspapers. Em 1949, a Muirhead instalou o primeiro sistema de fax no Japão. E no ano 1973, este começou a ser produzido em grande escala.

A maior vantagem no uso do fax é a simplicidade. Para que você possa enviar um fax o processo é bem simples: você só precisa colocar o documento na máquina, discar o número para o qual deseja enviar, esperar o que a outra máquina “atenda” e então apertar o botão start. Receber um documento é mais fácil ainda.

Um pager (ou bip), é um dispositivo eletrônico usado para contactar pessoas através de uma rede de telecomunicações. O bip antecedeu os telefones celulares e foi muito popular entre as décadas de 80 e 90.

Isso porque o pager foi historicamente inventado em 1921, quando um Departamento de Polícia da cidade de Detroit, nos Estados Unidos, usou um sistema muito semelhante.

substantivo masculino Bíper; em especial, espécie de bíper que recebe mensagens, apresentando-as numa tela. Etimologia (origem da palavra pager).

Com aparência de “tijolão”, ele pesava 1,1 kg e tinha uma bateria que durava apenas 25 minutos para ligações. Nesta segunda-feira, o aparelho completou 50 anos. Ainda naquele dia, foi realizada a primeira ligação telefônica por meio de um celular, marcando a história da humanidade.

O DynaTAC 8000X tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura. Pesava 794 g, e era capaz de memorizar até 30 números. A tela de LED e a bateria relativamente grande mantinham o seu design meio "encaixotado". Funcionava na rede analógica, ou seja, NMT, tendo sido descontinuado apenas em 1994.

Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas".

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em 1990 a habilitação para uma linha de celular custava US$ 22 mil. O custo do aparelho também era caríssimo.

Cerca de três décadas depois, os engenheiros da operadora AT&T desenharam o rascunho do que seria a base para a criação do dispositivo móvel. Esse primeiro aparelho funcionava como um rádio bidirecional que permitia a comunicação entre motoristas de táxi ou serviços de emergência.

29 de junho de 2007

O iPhone (também conhecido como iPhone Original ou iPhone 2G, após 2008) é o primeiro modelo de smartphone desenvolvido e comercializado pela Apple. Após anos de rumores e especulações, foi oficialmente anunciado no dia 9 de janeiro de 2007, e foi mais tarde lançado nos Estados Unidos no dia 29 de junho de 2007.