Como era um Zeppelin por dentro?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Os dirigíveis eram equipados com camas para que os passageiros pudessem descansar, além de sala de estar, bar, restaurante e um salão de fumo. A mobília era produzida com os materiais mais leves possíveis, para que as aeronaves não ultrapassassem o peso máximo para poder voar.

Pesquisa divulgada recentemente revela que a eletricidade estática foi a responsável pela explosão. Há 76 anos, o dirigível Hindenburg explodiu no ar em Nova Jersey e, dos 100 passageiros, vários ficaram feridos e 35 morreram. Pesquisa recente identificou o motivo exato para o desastre: eletricidade estática.

Leva 50 passageiros e voa a 148 km/h, frente aos 600 passageiros e 900 km/h de um avião de grande porte.

O lendário dirigível LZ 129 Hindenburg tinha proporções até então inéditas, sendo o maior zepelim a ser utilizado para o transporte de passageiros: 245 metros de comprimento, 200 mil metros cúbicos de gás, quatro motores, velocidade de 131 quilômetros por hora e uma autonomia de 12 mil quilômetros.

O país conserva até hoje a Torre do Zeppelin, em Recife, e o hangar do Rio de Janeiro onde aconteceram as operações dos balões dirigíveis alemães na década de 1930. O primeiro voo do famoso dirigível chamado Graf Zeppelin LZ 127 para o Brasil completa 90 anos em 2020.

Em 1937, os dirigíveis já estavam obsoletos por causa da tecnologia dos aviões e helicópteros, e da popularização destes como meio de transporte. Assim, manter os dirigíveis funcionando não era viável economicamente.

Formada em 2005 em São Carlos (SP), a Airship do Brasil iniciou suas atividades com projetos de dirigíveis não tripulados radiocontrolados, os modelos ADB-1 e ABD-2.

O fim de um sonho com 245 metros de comprimento e sustentado no ar por 200 mil metros cúbicos de hidrogênio, o dirigível Hindenburg, conhecido como Zeppelin, foi a maior aeronave dessa categoria e personagem de uma tragédia que acabou para sempre com esse tipo de transporte.

Hindenburg

De fabricação alemã, o Hindenburg era o maior dirigível rígido já construído. Tinha 245 metros e podia voar a uma velocidade de 135 quilômetros por hora. Os dirigíveis eram feitos de armações de metal cobertas com algodão tratado.

"Hoje, dirigíveis são comercializados por 40 milhões de dólares.

1. Grande dirigível rígido de construção alemã, com carcaça metálica, usado para travessias do Atlântico na década de 1930.

maio de 1930

Foi um assombro. Recife e o Rio de Janeiro pararam em delírio para ver o dirígivel Gref Zeppelin na sua primeira passagem pelo Brasil em maio de 1930.

Os dirigíveis podem ser grandes ou pequenos, enquanto os zepelins são tipicamente enormes. Como os dirigíveis não têm construções internas, eles não exigem grande volume para serem preenchidos com gás e podem ser menores. Mas isso não significa que os dirigíveis não possam ser enormes.

A viagem começou na Alemanha. Até o Brasil foram 3 dias e meio de viagem. De navio, o mesmo percurso levava 10 dias de navio. Como curiosidade, atualmente um voo entre a Alemanha e o Rio de Janeiro dura 11 horas.

Ferdinand von Zeppelin

Ferdinand Adolf Heinrich August Graf von Zeppelin foi um nobre e militar, general alemão, fundador da companhia dirigível Zeppelin. O nome da banda de rock britânica Led Zeppelin remete aos balões de Ferdinand.