Como era os zigurates?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

A forma dos zigurates era parecida com a de algumas pirâmides do Egito (como a de Saqqara), mas sua função era diferente. As pirâmides eram essencialmente túmulos. Os zigurates são construções de tijolo coroadas por um santuário e se parecem mais com os templos da América Central.

Zigurate foi uma construção religiosa criada pelos sumérios, na Mesopotâmia na forma de pirâmide escalonada.

Os templos eram construídos com a finalidade dos cidadãos gregos vivenciarem várias celebrações coletivas, como: os eventos esportivos, os cultos aos deuses gregos, os acontecimentos civis, etc. Inclusive, muitos templos gregos foram erguidos em homenagem a uma das divindades da Grécia Antiga.

Zigurate é uma espécie de templo em forma de pirâmide com vários andares. O mais famoso de todos é um da época do rei, o Etemenanki, que serviu de inspiração para a Torre de Babel bíblica. A estrutura original havia sido construída por Hammurabi, mas foi restaurada por Nabucodonosor.

O PRIMEIRO ZIGURATE, O ZIGURATE DE UR
O primeiro zigurate conhecido foi edificado na cidade de Ur, durante o reinado de Ur-Nammu, ao final do terceiro milênio a.C..

Os zigurates (edifícios em forma piramidal construídas por diversos povos da Mesopotâmia) eram templos e, como tal, eram administrados pela classe dos sacerdotes.

Atualmente o zigurate não existe mais, ele foi abandonado no século 4 a.C. e, embora algumas tentativas de reconstrução tenham sido planejadas, primeiro por Alexandre o Grande, e depois pelo rei selêucida Antíoco I, a construção acabou sendo gradativamente destruída, até não restar nenhum vestígio dela.

O zigurate era construído, principalmente, para a adoração do deus da cidade (cada cidade suméria tinha um deus mais importante).

2) Do Acadiano ZIQQURAT, “construído em área elevada”.

A zigurate é um templo religioso; já a pirâmide é um túmulo.
Há outras diferenças entre essas construções em relação à arquitetura, à origem e à localização. Os zigurates têm andares e são construídos em estágios; já as pirâmides têm formato triangular e de quatro lados.

Göbekli Tepe

Localizado no sudeste da Turquia, o Göbekli Tepe, de 11 mil anos, é considerado o templo mais antigo do mundo, superando em muito o Stonehenge, na Inglaterra, e as pirâmides egípcias.

na Mesopotâmia, região situada entre os rios Tigre e Eufrates, Os primeiros templos eram feitos de tijolos secos ao sol e eram bastante simples, sem teto, chamavam-se Zigurate. Os templos egípcios, que surgiram depois, tinham colunas, mas eram descobertos. Depois de séculos, fizeram um teto imitando a abóbada celeste.

O Templo, desde o Antigo Testamento, é explicado como um lugar construído para a morada de Deus. Era nesse espaço que Ele se manifestava e, quando isso acontecia, o lugar enchia-se com a nuvem da glória do Senhor.

Significado de Zigurate
substantivo masculino Torre gigantesca, de várias plataformas superpostas, dos templos caldeus e babilônicos, semelhante à de Babel, a que se refere a Bíblia, e cuja invenção é atribuída aos sumerianos.

Significado de zigurate
Torre gigantesca, de várias plataformas superpostas, dos templos caldeus e babilônicos, semelhante à de Babel, a que se refere a Bíblia, e cuja invenção é atribuída aos sumerianos.