Como era os cabelos nos anos 70?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Década de 70 Os cabelos era desalinhados, ondulados, solto e naturais. Os estilos que mais fizeram sucesso nessa década era o hippie e o disco. Usavam para completar o look headbands, tranças, coroas de flores e chapéus. A década de 70 foi marcada pela rebeldia e as madeixas ganharam muito volume e movimento.

a) Nas décadas de 70, 80 e 90, os estilos de cabelo mais populares incluíam o cabelo afro, cabelos longos e ondulados, mullets e cortes assimétricos. Quanto às cores, as pessoas experimentavam diferentes tonalidades, como cabelos loiros platinados, cabelos coloridos vibrantes e tons pastel .

Nos lábios, o uso de tons avermelhados, glitter e gloss era o mais usado, combinando com o contexto criativo e livre. As sobrancelhas também seguiam um estilo específico, sendo bem desenhadas e marcadas com lápis. Além da maquiagem, considerada “padrão” da época, era possível buscar inspiração em outros movimentos.

Nessa época, muitas mulheres que não tinham estrutura para esse penteado usavam perucas. Os cabelos eram estruturados e comportados, com volume no alto. As franjas eram côncavas, longas nas laterais e mais curtas no meio, com um ar mais natural e chique ao mesmo tempo.

Até aquela época, as pessoas lavavam seus cabelos com sabões muito detergentes à base de alcatrão ou soda cáustica apenas uma vez por mês.

Já ouviu falar no corte pigmaleão dos anos 80? Foi um modelo muito popular na época e que voltou repaginado com o nome de shag hair. O corte feito com graduações e pontas desconexas promove um efeito de cabelo bagunçado e natural, característico da época.

Penteados no Império Romano
As mulheres tingiam seus cabelos com sabão amarelo ou usavam perucas na cor marfim. Os homens romanos empoavam seus cabelos com poeira do pó colorido ou do ouro. Muitos usavam remédios ou loções contra a calvície e se preocupavam muito com os cabelos.

A década de 1970 ficou conhecida como aquela em que a crença nos ícones dos anos 60 fora abalada, o que levou algumas manifestações a tornarem-se mais sutis e desregradas, como nos festivais de rock ao ar livre, onde se festejava a vida alternativa, de amor e drogas.

Sociedade. A década de 1970 foi considera como a 'era do individualismo', ao mesmo tempo que teve um aumento no número de Organizações Não Governamentais (ONG) pelo mundo. A televisão passou a revelar escândalos e tornar públicos casos que envolviam pessoas famosas.

Cher era um dos maiores ícones do momento, e outra personalidade que chamava a atenção era a modelo britânica Twiggy, uma das principais influências na popularização do corte pixie com divisão lateral. Foi nesse período que o cabelo dividido ao meio conquistou o universo da beleza.

A cor de esmalte dos anos 70 era uma forma de expressão pessoal e criativa, com tons chamativos como laranja, verde limão e azul elétrico. As mulheres adotavam essas cores intensas para complementar seus looks da moda, trazendo ainda mais vida às roupas coloridas dessa época vibrante.

a) Nas décadas de 70, 80 e 90, os estilos de cabelo mais populares incluíam o cabelo afro, cabelos longos e ondulados, mullets e cortes assimétricos. Quanto às cores, as pessoas experimentavam diferentes tonalidades, como cabelos loiros platinados, cabelos coloridos vibrantes e tons pastel.

Como dissemos no começo, um dos primeiros registros do uso de maquiagem são dos tempos egípcios, mais especificamente por volta de 3.100 a.C, onde homens e mulheres usavam minérios para pigmentar os 'produtos'.

A primeira iniciativa focada em maquiagem para pele negra surgiu em 2013, em parceria com uma delas, que produziu uma edição das aulas em São Paulo. Daniele, então, convidou Michelle Fernandes, criadora da Boutique de Krioula, para oferecer aulas de turbante após a aula de automaquiagem para pele negra.

Quando surgiu a maquiagem, apenas homens nobres utilizavam o blush, para demonstrar poder. Mas, com o passar do tempo, as esposas destes nobres passaram a utilizar também. Ele era visto como artigo de luxo, e somente pessoas ricas podiam adquiri-lo. Mas, o blush tem uma trajetória ainda mais antiga.

As tranças são o denominador comum de muitos dos penteados da década de 90. As tranças afro, o cabelo todo trançado com tranças finas nos cabelos lisos, as trancinhas no meio do cabelo solto e até tranças na maria chiquinha. Nada é mais anos 90 do que tranças e, ainda assim, elas simplesmente não saem de moda.

Os anos 50 ficou marcado como a década da libertação, sensualidade e feminilidade. Os cortes eram volumosos, cheios de camadas e com franja curtíssima. A regra do cabelo certinho e alinhado não existia mais.

O cabelo com tons pastéis, como rosa claro e azul bebê, também eram uma tendência popular na década de 90. Alguns estilos de cabelo icônicos dos anos 90 incluem o corte em camadas e o cabelo com franja.

O primeiro shampoo foi criado na Índia, no século XVI
Estas bagas eram fervidas juntamente com uvas-crispas secas e outras ervas, e o extrato desta mistura era conhecido por criar bastante espuma e deixar as madeixas bem suaves e brilhosas.

Sim, pode até parecer um fato curioso e um tanto bizarro, mas o mesmo que acontece com os pelos da sua perna ou virilha pode acontecer com seu cabelo se você não usar shampoo. Como o couro cabeludo não fica limpo, acumulam-se lá não apenas excesso de sebo da raiz, mas também de produtos utilizados anteriores.