Como era o uso da internet em 1994?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Em 1994, a internet finalmente sai do nicho acadêmico e passa a ser comercializada para o público em geral. No Brasil, a EMBRATEL lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço.

O acesso à ARPANET era restrito a militares e pesquisadores, demorou chegar ao público em geral, pois temiam o mau uso da tecnologia por civis e países não-aliados. No Brasil, a conexão de computadores por uma rede somente era possível para fins estatais.

Internet no Brasil
Até recentemente, no Brasil, o acesso à Internet era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não-comerciais.

Em abril de 1993, pesquisadores do centro de pesquisas Cern lançavam as bases para a internet. De uma página com alguns hyperlinks hospedada em um computador da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), a World Wide Web (WWW) se transformou na face mais conhecida da internet.

Surgiram os primeiros sites de notícias, bancos, empresas. Em 1998, eram 2,1 milhões de usuários de internet. Quem não viveu nessa época não tem ideia de como era acessar a internet em casa. Era tirar o cabo do telefone fixo, plugar no computador e se conectar por meio do seu provedor discado.

1995 — Cabo USB
USB significa Universal Serial Bus ou Porta Serial Universal. Sete empresas do ramo da tecnologia se juntaram para fazer isso acontecer, dentre elas Microsoft, IBM e Intel. O objetivo era facilitar a conexão de drivers externos no computador.

E se três dos principais sites de hoje tivessem sido feitos em 1997? Para quem não lembra, nessa época, internet era na base da conexão discada, o navegador mais popular era o Netscape e o Flash estava apenas engatinhando. Pensando nisso, o Once Upon recriou os modelos do Facebook, YouTube e Google+.

A primeira rede acadêmica brasileira, de 1992, tinha capacidade de 64 Kb/s. Para se ter uma ideia, era possível receber mensagens de texto, e-mails, transferir arquivos (com um pouco de paciência) e acessar websites não muito complexos.

Em meados da década de 1990, a internet discada surgiu como uma opção para que mais pessoas começassem a acessar a internet, já que bastava ter uma linha telefônica em casa para se conectar. Basicamente, funcionava assim: o cabo da linha telefônica era ligado no computador por meio de um modem.

No Brasil, a Internet surgiu no final da década de 80, quando as universidades brasileiras começam a compartilhar algumas informações com os Estados Unidos. Entretanto, foi a partir de 1989, quando se fundou a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que o projeto de divulgação e acesso ganhou força.

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano.

Nascimento da World Wide Web
O sistema se tornou tão popular no CERN que, em 1991, foi aberto ao público externo. Isso foi possível graças à criação do navegador Mosaic em 1993.

2.1 A HISTÓRIA DO 3G NO BRASIL
Somente no final de 2007 a operadora CLARO lançou sua rede 3G. E em dezembro de 2007 ocorreu um leilão das faixas de frequência no Brasil (850mhz/ 900mhz/1800mhz) e com isso as operadoras VIVO, CLARO e TIM conseguiram obter cobertura nacional.

Na segunda metade da década de 2000, a conexão discada perdeu espaço para a banda larga no Brasil. Em 2007, 50% dos usuários de internet no país usavam banda larga enquanto 44% usavam conexão discada.

No ano de 1991 o acesso a rede de informações, já denominada internet, já era utilizada também por órgãos do governo e instituições educacionais de pesquisa. Nessa época a internet era utilizada para transferências de arquivos, debates e acesso a base de dados nacionais e internacionais.

Foi nos anos 90 que o mundo como o conhecemos atualmente começou a ganhar forma: surgiram os primeiros telemóveis e os computadores em casa, por exemplo. Mundialmente, as pessoas começavam a ser expostas a novos produtos digitais que deram origem a muitos dos gadgets que hoje preenchem os nossos dias.

ARPANet

A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos).

Em 2009, a web era um tanto diferente. O Internet Explorer era o navegador favorito dos internautas e o Facebook tinha “apenas” 350 milhões de usuários. Vale lembrar também que redes sociais, como Instagram e Pinterest, ainda não tinham sido criadas. O Orkut continuava popular em terras tupiniquins.