Como era o tabernáculo em Siló?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

(Zevachim 118B) O Tabernáculo deixou Shiloh quando Eli o Sumo Sacerdote morreu. Em algum momento durante a sua longa estadia em Silo, a tenda móvel parece ter sido incluída dentro de um complexo ou substituída por uma estrutura permanente com “portas” (1 Samuel 3:15), um precursor do Templo.

Nos séculos XII e XI aC, os israelitas construíram o Tabernáculo e a Arca da Aliança descansou na cidade de Siló. Ali, ficou por três séculos, onde as tribos de Israel visitavam para festas ou ofertas pacíficas.

O tabernáculo era um lugar sagrado para os filhos de Israel, assim como o templo é um lugar sagrado para nós atualmente. Esse tabernáculo destinava-se a ser portátil porque os filhos de Israel mudavam-se freqüentemente enquanto estavam no deserto.

Silo é mencionada na Bíblia Hebraica como um lugar de reunião para o povo de Israel onde havia um santuário contendo a Arca da Aliança até ela ser tomada pelos Filisteus do campo de batalha em Afeca (provavelmente Antipátrida). Referência: Champlin, Russel Norman.

O estudioso medieval judeu Rashi sugeriu que "Siló" é na verdade um composto de duas palavras hebraicas: shai e loh ou em Português, "tributo" e "a ele". Esta interpretação faz mais sentido no contexto imediato, no curso da bênção que prevê o governo de Judá, repleto de imagens da realeza.

O Tanque de Siloé era um reservatório de água localizado em Jerusalém no lado sul do Templo, a leste-sudeste da cidade. O Tanque de Siloé é muito conhecido entre os cristãos devido à narrativa do Novo Testamento que descreve a cura de um cego de nascença envolvendo as águas desse tanque (Jo 9:1-41).

7 anos

A construção demorou 7 anos e era um templo suntuoso e de grande luxo para abrigar a palavra de Deus, a arca da aliança foi levado ao lugar chamado santos dos santos.

Surge, porém, a pergunta: Quem é, ou que é Siló? O Targum aramaico traduz o v. 10 assim: “Até que venha o Messias, a quem pertence o reino”. Parece que isso identifica um título do Messias, mas aponta também para uma interpretação desse nome que envolve a frase “quem a ele” ou “a quem”.

“O Senhor disse a Moisés que construísse um tabernáculo para que eles tivessem um local central para adoração, que fosse o centro de suas atividades. O tabernáculo foi o precursor do templo, era portátil e, assim, podiam carregá-lo com facilidade” (“Cremos em Tudo o Que Deus Revelou”, A Liahona, novembro de 2003, p.

Moisés ergueu o tabernáculo, pôs as suas bases, armou as suas tábuas, colocou nele as suas vigas superiores e levantou as suas colunas; estendeu a tenda sobre o tabernáculo e pôs a cobertura da tenda por cima, segundo o SENHOR havia ordenado a Moisés.

No Templo de Salomão é possível conhecer uma réplica do Tabernáculo de Moisés, local onde eram realizadas cerimônias de adoração e sacrifícios. A tenda era procurada para perdão de pecados e gratidão; em ambos os casos, o sacrifício era necessário.

Tabernáculo: O tabernáculo consistia de três divisões através das quais a pessoa deveria passar para chegar à presença de Deus: o pátio externo, o santuário e o lugar santíssimo (ver Êxodo 25–30).

O Tabernáculo tinha um pavimento, um altar de sacrifício, um altar de incenso, uma mesa, um candelabro e uma arca. O templo tinha 3 andares. Em lugar da pia original, havia 10 pias móveis sobre rodas e um grande reservatório de água sustentado por 12 bois esculpidos em bronze.

Ou «tabernáculo» é o pequeno recinto, à semelhança de caixa ou armário, onde se guarda a Eucaristia depois da celebração, para que possa ser levada aos doentes ou dela possam comungar, fora da Missa, os que não puderam participar nela. A palavra «sacrário» indica que é o lugar onde se «guarda o sagrado».