Como era o sistema de escrita dos incas?

Perguntado por: sourique . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Os quipus foram utilizados pelos incas como sistema de escrita, para registro de histórias e cantos em língua quéchua, e também de contagem, tanto de rebanhos quanto de pessoas.

definem os quipus como sendo artefatos têxteis compostos de lã de lhama ou alpaca, ou de algodão, com um cordão principal, a partir do qual muitos cordões pingentes são pendurados, sendo feitos nós que indicam valores numéricos segundo um sistema decimal.

Resposta: Os incas não desenvolveram a escrita como os sumérios e os antigos egípcios, mas usaram outro recurso para fazer registros: o quipo. Os deuses incas representavam elementos da natureza, como o Sol, e diversos rituais e cerimônias religiosas eram realizados para cultuá-los. ...

Inti

Deus do Sol e principal divindade do panteão inca, Inti era considerado o ancestral de todos os Incas e adorado como patrono do império.

A principal característica da sociedade inca era a
existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito. impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

A comunicação inca era basicamente oral. A língua oficial era o quíchua, embora em alguns territórios do império outras línguas como aimará, tallán e mais fossem usadas.

O quipu, código secreto dos incas.

Já os incas criaram um sistema de comunicação conhecido como quipu, que consistia em cordas coloridas e nós que representavam informações. Esse sistema era utilizado para registrar dados econômicos, históricos e até mesmo musicais.

Além de Sacsayhuaman, podemos destacar outras fortalezas incas, como as de Quitoloma, Ollantaytambo, além de Machu Picchu, a famosa cidade-fortaleza localizada no alto da Cordilheira dos Andes.

Resposta: O quipo era formado por cordões e por nós com cores diversas, já o sistema de escrita asteca era pictográfico e ideográfico.

Os incas desenvolveram uma maneira de registrar quantidades e representar números utilizando um sistema de numeração decimal posicional: um conjunto de cordas com nós denominado quipus.

Isso porque, os grafismos têm significado interno para um povo, podem indicar status de relacionamento, posição dentro do povo, e até mesmo histórias. Quer saber mais sobre o assunto?

Resposta verificada por especialistas. O processo de leitura e de escrita realizado pelos Incas utilizava o sistema intitulado "Quipus", por meio do qual a escrita era utilizada para que as histórias fossem registradas, e para que o sistema de escrita do período fosse concretizado.

Os incas seguiam uma religião politeísta, muito voltada para a natureza e suas nuances. Como parte de seus ritos sagrados, esse povo prestava sacrifícios humanos aos deuses, de forma que o sangue era um símbolo máximo de força e oferenda.

Hoje, essas terras compreendem o Peru, a Colômbia, o Equador, o oeste da Bolívia, o norte do Chile e o noroeste da Argentina. O termo "inca", que hoje designa um povo e um império, originalmente significava "chefe", título dado aos imperadores e aos nobres.

Viracocha, assim como outras deidades, era nômade e tinha um companheiro alado - o pássaro Inti, uma espécie de ave mágica, conhecedora do presente e do futuro, representada nos mitos orais como um colibri com asas de ouro (Quri qinqi).