Como era o Serviço Social conservador?

Perguntado por: ajordao5 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O Serviço Social é uma profissão que historicamente se constituiu sob bases conservadoras. Estas, nunca deixaram de permear a formação e o exercício profissional apesar dos avanços feitos pela categoria, não sendo também uma exclusividade desta profissão, mas próprias da dinâmica de reprodução do capital.

O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização.

Logo, a profissão era caracterizada por ter um caráter conservador, vocacional, moralista, manipulador, confessional, tendo práticas conservadoras a partir de um fazer profissional que propunha uma educação moral voltada para a substituição de valores e comportamentos das classes subalternas.

Sabe-se que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social teve por objetivo a construção de um perfil profissional mais crítico, para uma melhor orientação e redimensionamento do exercício profissional do Serviço Social. A partir dessa premissa perguntamos a profissional o que a mesma compreende por este movimento.

São características do serviço social da reatualização do Conservadorismo:I - Teoria e prática baseada na fenomenologia. II - Empobrecimento teórico e requisitos psicologistas. III - Retorica humanizadora e conservadorismo. IV - Alto volume de debates marxistas.

Primeiro, um conservador crê que existe uma ordem moral duradoura. Segundo, o conservador adere ao costume, à convenção e à continuidade. Terceiro, os conservadores acreditam no que se poderia chamar de princípio do preestabelecimento.

Conservadorismo liberal é uma ideologia política que mescla políticas razoavelmente conservadoras em questões sociais com políticas razoavelmente liberais em questões econômicas. Também pode ser visto como uma variante do conservadorismo fortemente influenciado pelo liberalismo.

Os conservadores provinham de grupos ligados à burocracia imperial e, também, de proprietários de terra e escravos que tinham o mercado externo como alvo de sua produção.

No século XIX Burke inspirou tanto conservadores quanto liberais. Subsequentemente, no Século XX, Burke foi amplamente reconhecido como o fundador do conservadorismo moderno.

Em 1841, ao voltarem à frente do governo, os conservadores restauraram o Conselho de Estado e aprovaram a Reforma do Código de Processo Criminal de 1832, reduzindo os poderes dos juízes de Paz e centralizando o aparato judiciário.

O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.

Tratava-se de uma organização de voluntárias com primeiras-damas em todo o Brasil. À época, o assunto era fortemente associado ao trabalho de mulheres por lidar com pobres, fazer caridade e não formar pautas políticas. Distribuíam de tudo, desde próteses à comida.

Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social brasileiro recebe influência norteamericana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.

[...] a 'estratégia de modernização conservadora', assim chamada, porque, diferentemente da reforma agrária, tem por objetivo o crescimento da produção agropecuária mediante a renovação tecnológica, sem que seja tocada ou grandemente alterada a estrutura agrária.

Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

De acordo com Iamamoto (2004), a atualização da herança conservadora traduz-se numa modernização da instituição Serviço Social “no sentido de dar suporte técnico à ação profissional” (p. 32) e aproximar o discurso profissional aos “fundamentos da teoria da modernização presente nas Ciências Sociais”.