Como era o ritual da sacerdotisa de Baal?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Essas sacerdotisas eram encarregadas de realizar rituais de purificação, fazer sacrifícios específicos, cuidar do templo, interceder pelo rei, além de cantar canções à divindade ou dividir a cama com o deus.

Somente Ele tem poder para operar milagres. A exemplo do rei Acabe, que levantou um altar na casa de Baal, costumamos, ao longo da vida, construir alguns altares, que não servem para a adoração ao Senhor.

I.
Foi ordenado a Gideão que derrubasse o altar de Baal (que era uma estátua usada pelo diabo para afastar as pessoas de Deus) que ficava na casa do pai dele (v. 25-26). Depois de derrubada a estátua (ídolo – explique), Gideão deveria oferecer um holocausto no mesmo lugar como oferta ao nosso Deus.

Gideão

Obediência. A primeira coisa que Deus ordenou que Gideão fizesse foi destruir o altar de Baal que pertencia a seu pai, ele também deveria derrubar o poste-ídolo de Aserá, e construir um altar ao Senhor no topo da elevação. Gideão fez tudo isso pela noite, pois tinha medo de sua família e dos habitantes da cidade.

Sacrifício significa dar ao Senhor qualquer coisa que Ele requeira de nós em termos de tempo, bens terrenos e disposição para levar avante a Sua obra. O Senhor ordenou: “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça” (Mateus 6:33). Nosso desejo de sacrificar é uma indicação de nossa devoção a Deus.

Jezabel ordena ao povo de Israel adoração aos seus deuses. Ela observa que Elias e os outros profetas não se ajoelham para adoração. Na praça de Samaria, Jezabel ordena que todos se ajoelhem diante do altar do deus Baal. Elias se nega e se aproxima de Jezabel.

I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

Nos escritos rabínicos, Mamon significa tanto o “dinheiro”, em sentido restrito, quanto as “posses”, em sentido amplo.

Milícias do grupo jihadista Estado Islâmico explodiram com dinamite o templo de Baal, na antiga cidade greco-romana de Palmira, na Síria, um dos mais bem preservados do complexo arqueológico.

Galhetas: São duas jarrinhas de vidro que ficam sobre o altar. Numa vai a água e na outra o vinho ainda não consagrado. A água usada na celebração deve ser pura e natural. Serve para purificar as mãos do sacerdote após o ofertório, e dos ministros antes e depois as distribuição da Eucaristia.

Elias, o profeta, é enviado a Acabe — Obadias salva cem profetas e se encontra com Elias, o profeta — Elias desafia os profetas de Baal a invocarem fogo dos céus — Eles falham — Elias faz cair fogo, mata os profetas de Baal e abre os céus para que chova.

Nesse lugar alto e seguro, faça para o SENHOR, seu Deus, um altar de pedras bem-arrumadas. Depois pegue o segundo touro e a madeira do poste de Aserá arrancado e queime tudo no altar como sacrifício. Gideão levou dez dos seus empregados e fez o que o SENHOR tinha dito.

O culto a estes deuses incluía também sacrifícios humanos, a preparação de bolos sagrados e exercícios brutais. Era o que cumpria os desejos do deus Supremo, El. Dominou o deus dos Mares, Yamm, depois de uma luta terrível, e tornou as águas do mar proveitosas.

A imagem de Aserá, deusa da fertilidade adorada pelos fenícios e pelos sírios em culto LASCIVO, junto com BAAL, o seu companheiro (#/RA Jz 3.7).

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Abel era pastor enquanto Caim era lavrador. Então, quando Deus pediu que eles Lhe oferecessem sacrifício, o primeiro deu o primogênito de seu rebanho e suas porções de gordura enquanto o segundo ofereceu frutas (versos 3 e 4).

Mas ambas as religiões seguem preceitos em que vacas, cabras, ovelhas ou aves de curral devem ser sacrificadas com um corte na garganta e deixadas dessangrando por horas até morrer.

Jezabel. Uma mulher rebelde, sedutora, manipuladora, dominadora, que destruiu muitos profetas do Senhor, conforme narrado no livro de I Reis, na época do profeta Elias. A Bíblia a retrata como uma mulher muito cruel e, neste livro, você verá que ela era pior, muito pior.

Na Bíblia, ela ganhou fama de manipuladora, inescrupulosa e até devassa.

O significado do nome Jesabel ou Jezebel é “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro”.