Como era o Rio Tietê antes de ser poluído?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Era um rio bem largo, muita correnteza, e tinha uma planta que chamavam de aguapé e ela vinha boiando cheia de flores. Para continuar nadando, você tinha que dar uma batidinha para ela sair da sua frente”, conta. O Tietê era um rio lindo, recorda Idamys.

Tal prática se popularizou em decorrência da falta de uma rede de captação de esgoto ao longo do processo de industrialização no Brasil, entre as décadas de 1930 e 1970. Tornou-se comum nesse período direcionar o lixo urbano-industrial para cursos d'água, especialmente para o Tietê.

A cidade que traz pureza
Aqui em Barra Bonita, o Tietê volta à vida e se torna um rio de águas totalmente limpas.

Vale destacar que o sucesso da despoluição do Tietê e de outros rios só é possível graças aos esforços maciços dos governantes e da ajuda da população. Sendo assim, ao chegar em um local poluído, evite agravar o problema!

Nadar não será possível, mas poderá haver a chamada recreação secundária, como a prática do remo”, diz o biólogo Aristides Almeida Rocha, da Universidade de São Paulo e autor do livro Do Lendário Anhembi ao Poluído Tietê.

Durante muitos anos, esse rio foi o canal de comunicação usado pelos bandeirantes, nos séculos XVI e XVII, para chegarem ao interior do país, sendo rota comercial entre o interior e o litoral paulistas. Rio Tietê na cidade de São Paulo, ao lado da marginal que recebe o mesmo nome do rio.

Durante esse período, os rios funcionavam como grandes estradas, que ligavam as regiões mais remotas às principais cidades. Ao longo desses rios, foram construídos pequenos sítios para que os viajantes pudessem descansar e conseguir mais mantimentos. Esses lugares, com o tempo, se tornariam vilas e depois cidades.

O que tem no rio Tietê? Há três principais contaminantes no rio hoje. O esgoto doméstico é a maior parte, já que as regulações sobre dejetos industriais obrigaram as indústrias a passar a entregar a água tratada. Mas, segundo Toledo Piza, existe ainda um residual industrial.

Esses sedimentos reúnem remanescentes de esgotos e também de fontes difusas de poluição, como lixo, defensivos agrícolas, fuligem de carros, entre outros. Outro fator importante destacado pela fundação é a expansão das cidades, com o surgimento de novas grandes áreas urbanas na região do Tietê.

Grande parte do lixo industrial e urbano da cidade de São Paulo é despejada de maneira irregular no leito do rio. Essa prática tornou-se comum devido à ausência de uma rede de captação de esgoto no período da industrialização brasileira, na década de 1930 até a década de 1970.

Já na década de 1930 foi usado para diversos esportes aquáticos, apesar de já estar poluído. Com o passar do tempo o crescimento desenfreado das cidades e a geração exponencial de resíduos nos últimos três séculos o tornou o rio mais poluído do Brasil.

40 centímetros

Atualmente, o rio Tietê está com média de 40 centímetros de profundidade no estaleiro, local onde a profundidade é medida em Mogi das Cruzes. A média histórica no estaleiro é de 1,37 metro.

Em nota, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), responsável pela limpeza do rio, informou que, quando as equipes encontram algum corpo, a empresa aciona imediatamente a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para que providenciem a remoção, e que o Daee não participa desse procedimento.

04/05/2021 – SÃO PAULO – Nos últimos dez anos, o Governo do Estado de São Paulo firmou 23 contratos para execução de obras na Capital pelo Programa de Despoluição do Rio Tietê, que, em valores atualizados, somam R$ 2.156.874.361,52.

De acordo com especialistas consultados pelo portal Ciclovivo, se este cenário fosse modificado e o tratamento de esgoto em todas as cidades por onde o Tietê passa fosse universalizado, a própria natureza se encarregaria de despoluir o rio em apenas cinco anos.

O Rio Tietê amargou mais um avanço na sujeira de suas águas entre 2021 e 2022. A mancha de poluição em um ano aumentou mais de 40%, passando de 85 quilômetros para 122 quilômetros nos 55 pontos de medição em sua bacia, conforme monitoramento da Fundação SOS Mata Atlântica.

nas encostas da Serra do Mar em uma região bastante preservada da Mata Atlântica. a mais de mil e cem metros de altitude meio a grandes e altas. Serras. a resposta do motivo dele não ir direto para o Oceano Atlântico.

O passeio de barco pelo Rio Tietê, em Barra Bonita (SP), tem dois roteiros, feitos nos fins de semana e com duração de 3 horas: um até o encontro com o Rio Piracicaba (saída às 9h30) e outro rio abaixo, em trecho com maior presença de pássaros e vegetação (saída às 13h).

Rio Citarum

Rio Citarum na Indonésia: possui 225 Km de extensão e segue seu curso até o Mar de Java e é considerado o rio mais poluído do mundo. A sua contaminação começou a ser problema no século 20 devido ao despejo de resíduos industriais nas suas águas.

IBGE APRESENTA RANKING DOS 10 RIOS MAIS POLUÍDOS DO BRASIL

  • 1º LUGAR – Rio Tietê ...
  • 2º LUGAR – Rio Iguaçu. ...
  • 3º LUGAR – Rio Ipojuca. ...
  • 4º LUGAR – Rio dos Sinos. ...
  • 7º LUGAR – Rio Capibaribe. ...
  • 8º LUGAR – Rio Caí ...
  • 9º LUGAR – Rio Paraíba do Sul. ...
  • 10º LUGAR – Rio Doce.