Como era o relacionamento de Frida e Diego Rivera?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Iniciou-se o romance que culminou com o casamento, ocorrido em agosto de 1929. Frida tinha então 22 anos e Diego era 21 anos mais velho que ela. Ele já havia sido casado várias vezes e tinha três filhas, além de inúmeros casos com mulheres.

Frida ainda teve um relacionamento com o fotógrafo Nickolas Muray, conhecendo-o em 1931 e sendo amantes até 1941. Acredita-se que ele tenha sido o principal motivo do divórcio do casal Frida e Diego, que ocorreu em 1939. Outros homens na vida da pintora foram Heinz Berggruen e Josep Bartolí.

Líder do grupo estudantil 'Los Cachuchas', Alejandro Gómez Arias (1925) Alejandro foi o primeiro amor de Frida. Ela era ainda adolescente quando conheceu o jovem, que era líder do grupo estudantil 'Los Cachuchas'.

Pés, para que os amo, se tenho asas para voar.
Essa frase, bastante conhecida, está relacionada à doença que Frida desenvolveu em seus pés e pernas.

Sofria bullying e era chamada de “Frida perna de pau” na escola, mas não se incomodava e, para tentar superar suas limitações, praticava esportes, principalmente futebol, lutas e natação. Todos, naquela época, estritamente masculinos.

Frida é um símbolo para o feminismo também por ter sido essencialmente mulher e por ter assumido esse poder socialmente. Muitas lutas que hoje ainda são vivenciadas por nós foram travadas por ela, e por outras mulheres, no passado. Desde muito jovem, Frida assumiu a bissexualidade e os próprios desejos, como mulher.

Frida já era filiada ao Partido Comunista Mexicano há quase uma década. Ela também se declarava comunista tanto por via do ativismo quanto pelas representações em suas obras de arte. O quadro “O marxismo dará saúde aos doentes”, pintado em 1954, retrata a confiança do povo no comunismo.

24 frases imortais de Frida Kahlo
“Pés, por quê os amaria, se eu tenho asas para voar?” “Se você me quer em sua vida, coloque-me nela. Eu não deveria estar lutando por uma posição.” “Eu estarei aqui desde que você me cuide, eu falo contigo assim como você me trata, eu acredito no que você me mostra.”

Se uniu a um grupo de socialistas, marxistas, onde se encontrou e se apaixonou por Diego Rivera, pintor muralista muito reconhecido na época. Já tinha sido casado duas vezes e tinha três filhos. Ele gostava das pinturas dela e passou a gostar de Frida também. Logo se casaram.

Casam-se pela primeira vez em 1929, numa cerimônia simples em sua Casa Azul em Coyoacán, contrariando a família de Frida que compara a união dos dois ao casamento de um elefante com uma pomba – ele era gordo e imenso, 21 anos mais velho, além de ateu, comunista e muito mulherengo.

Era uma mulher com voz ativa, que se impunha na sociedade mexicana e que, por meio de suas obras, transmitia sentimentos particulares à vida de todas as mulheres. Além disso, também foi marcada por conhecer o verdadeiro significado de sororidade, trazendo as mulheres de sua vida para bem perto de si.

Pintora surrealista do século XX, Frida Kahlo constituiu nas obras um poder único de expressão de sua cultura mexicana e de percepções sobre si mesma. Entretanto, nos dias atuais tornou-se símbolo feminista não só pelas pinturas, mas por seu engajamento e empoderamento social frente a um cenário ainda conservador.

Frida era apaixonada por cores. Em um de seus diários, a pintora explica alguns significados e referências das cores em suas obras. Por exemplo, o amarelo representava a loucura, medo e doença, enquanto o azul cobalto significava a eletricidade, amor e pureza.

Ela encontrou sua melhor forma de se conectar com os seus sentimentos e refletir sobre sua vida. Crie rituais e momentos para se ouvir e avaliar (mesmo da correria do dia a dia), não coloque suas emoções na gavetinha das “coisas que não queremos lidar” – um dia ela transborda.

Decorrente de uma grave pneumonia ou embolia pulmonar, Frida falece no dia 13 de julho de 1954, aos 47 anos. Embora muitos acreditem que ela cometeu suicídio, no diário da artista foi encontrada a seguinte frase: Espero alegre a minha partida - e espero não retornar nunca mais.

seis anos

Aos seis anos, Frida foi diagnosticada com poliomielite.

Com 18 anos sofreu um grave acidente de ônibus, que a deixou um longo período no hospital. Apesar de deprimida e incapacitada de andar, Frida passou a pintar sua imagem com um espelho pendurado na sua frente e um cavalete adaptado para que pudesse pintar deitada.

Antes de se tornar reconhecida, Frida enfrentou grandes dificuldades. Com 18 anos de idade, sofreu um grave acidente de ônibus. Para ocupar as horas vagas, durante a recuperação, passou a pintar. Sofreu três abortos e teve uma vida marcada, principalmente após o divórcio, pelo consumo abusivo de álcool.

Quais são as principais autoras feministas para começar seus estudos?

  1. Simone de Beauvoir. “Não se nasce mulher, torna-se uma”. ...
  2. Bell Hooks. Esse era o pseudônimo de Gloria Jean Watkins (1952-2021). ...
  3. Angela Davis. ...
  4. Judith Butler. ...
  5. Linda Nochlin. ...
  6. Djamila Ribeiro. ...
  7. Chimamanda Ngozi Adichie.

Sua presença solitária em uma paisagem rachada e árida simboliza tanto o seu isolamento quanto as forças externas que têm afetado a sua vida. Como um terremoto fissura a paisagem, o acidente de Kahlo quebrou seu corpo.” “A obra foi produzida com tela, tinta a óleo.

poliomielite

Biografia. Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, conhecida como Frida Kahlo, nasceu em Coyoacan, no México, em 1907. Quando criança, lutou contra uma poliomielite que deixou sequelas em suas pernas. Foi uma das primeiras mulheres a estudar na Escola Preparatória Nacional do México.