Como era o penteado dos anos 70?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Quanto aos penteados, dois clássicos do cabelo anos 70: a franja totalmente puxada para trás, num semipreso que não vemos há tempos, mas que é um charme absoluto. Mantenha as laterais do cabelo soltas, para um efeito típico daquela época.

No quesito penteados, eram usados cabelos bem ondulados, também conhecidos como Finger Waves, ao contrário dos aparatos que temos hoje em dia, naquela época as mulheres usavam pentes, alfinetes e os dedos para conseguir o efeito de S, funcionava tanto em cabelos longos quanto em curtos, sendo que as pontas podiam ser ...

Os anos 80 eram conhecidos por sua abundância de penteados cacheados e a franja não era exceção. Se o seu cabelo for naturalmente cacheado, livre-se do alisador e deixe a franja secar naturalmente, mexendo um pouco para misturá-la com o resto do cabelo.

Maquiagem dos anos 1970
Durante o início dessa década, o visual natural era o grande protagonista, com lábio sem aplicação de batons coloridos e cícios levemente marcados, muito por conta do movimento hippie. Essa tendência, entretanto, não durou muito, e logo os olhos se tornaram o destaque principal.

Os cabelos eram estruturados e comportados, com volume no alto. As franjas eram côncavas, longas nas laterais e mais curtas no meio, com um ar mais natural e chique ao mesmo tempo. Esse look apareceu bem no final dos anos 60 e esteve presente no começo do movimento hippie.

a) Nas décadas de 70, 80 e 90, os estilos de cabelo mais populares incluíam o cabelo afro, cabelos longos e ondulados, mullets e cortes assimétricos. Quanto às cores, as pessoas experimentavam diferentes tonalidades, como cabelos loiros platinados, cabelos coloridos vibrantes e tons pastel.

O uso dos cabelos nos anos 60
Nessa época o laquê foi muito usado que é o que hoje chamamos de spray fixador. Assim como hoje em dia os cabelos anos 60 tinham vários estilos e cortes, desde os mais curtos aos compridos e sempre com a raiz alta como a atriz Brigitte Bardot (que foi a sex symbol da década) usava.

Tranças, tranças e mais tranças
As tranças são o denominador comum de muitos dos penteados da década de 90. As tranças afro, o cabelo todo trançado com tranças finas nos cabelos lisos, as trancinhas no meio do cabelo solto e até tranças na maria chiquinha.

Cabelo anos 80: tendências atuais que fizeram sucesso no passado

  • Cabelos anos 80: corte pigmaleão. ...
  • Cabelos anos 80: cachos volumosos. ...
  • Cabelos anos 80: franja com fios cacheados. ...
  • Cabelos anos 80: penteados com rabo de cavalo. ...
  • Shih-Tzu hair. ...
  • Rabo de cavalo alto lateral.

As franjas pin-up curtinhas, acima das sobrancelhas, da modelo Bettie Page, o famoso poodle cut usado pela atriz Lucille Ball e o icônico bob com ondas da Marilyn Monroe foram os destaques da década.

O cuidado com os cabelos começou na pré-história, fato comprovado nos achados arqueológicos, como pentes e navalhas de pedra. Contudo, foi no Egito, há aproximadamente 5.000 a.c, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao auge.

pixie cut. O Pixie Cut foi um ícone de elegância e estilo dos anos 90 sendo a aposta de diversas celebridades, como Winona Ryder.

Bandanas e faixas na cabeça eram um clássico dos anos 80. O adereço descolado, com um toque de rebeldia, permitia muito estilo ao visual. Ficava perfeito com jaquetas de couro, puxando para o estilo rock, como também, peças em jeans e coloridas.

Sem internet nem shoppings centers a diversão da época se resumia às brincadeiras de rua, aos programas de televisão e aos brinquedos que rondavam o imaginário da criançada. E exemplo do Playmobil, Pense Bem, Pogobal, Robô Art-Tur, tantos outros, e para os meninos, o inesquecível Atari.

A década de 1970 foi a época do brilho nas unhas
As cores metalizadas e cintilantes foram a principal tendência do período e a francesinha começou a se popularizar.

Como dissemos no começo, um dos primeiros registros do uso de maquiagem são dos tempos egípcios, mais especificamente por volta de 3.100 a.C, onde homens e mulheres usavam minérios para pigmentar os 'produtos'.

Egito Antigo

Como surgiu a Maquiagem? A Maquiagem surgiu no Egito Antigo por volta de 3.000 a.C., onde a pintura dos olhos era feita com o objetivo de refletir sua alma através dos olhos. Essas pinturas eram feitas com o Kohl, um pigmento preto usado como sombra para sublinhar o contorno dos olhos e das sobrancelhas.

Penteados na civilização suméria
Na suméria, as mulheres usavam os seus cabelos em coque (chignon pesado). Da mesma forma, usavam tranças em torno da cabeça, caindo sobre os ombros, pois os cabelos eram bem longos.