Como era o nome da Vó de Jesus?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Santa Ana

Santa Ana foi a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. As primeiras referências a ela vêm do Protoevangelho de Tiago, um texto que não consta na Bíblia, e em outros textos apócrifos. De acordo com a tradição, Ana era filha de Natã, sacerdote belemita, e de Maria.

Embora tenha ocorrido um processo mais formal para tornar-se santa, Santa Ana é considerada Santa por seu papel de mãe de Maria, avó de Jesus Cristo, e como serva devota e piedosa de Deus.

É protetora das viúvas, dos navegantes e marceneiros. Sant'Ana teria falecido pouco depois de apresentar Maria no Templo de Jerusalém, quando a filha estava com apenas três anos de idade. Estas informações como disse, vem da tradição dos livros apócrifos, mas foi conservada pela igreja em suas tradições.

Jesus é o Verbo, a Palavra, pois ele é tanto o Deus que nos fala, como o conteúdo do falar divino! Ouvir a voz de Deus é ouvir Jesus. É ouvir o que nos é dito por Jesus.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs. O Messias pode ter tido uma família mais alargada, mas não Os mistérios sobre Jesus começam quase sempre com uma frase escrita pelos seus seguidores, transmitida ao longo dos séculos.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

Maria

Trata-se de Maria, uma jovem judia nascida em Nazaré há pouco mais de 2 mil anos, quando essas terras ao sul de Israel eram parte do Império Romano. Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo.

Quantos anos Jesus tem hoje em dia? Quer isto dizer que Jesus pode ter nascido entre 4 a 8 anos antes do Anno Domini, o ano que marca as datas a.C e d.C. Uma coisa é certa, nós estamos em 2020, muito embora Jesus possa ter nascido entre 2024 e 2028 anos.

São João Damasceno, ao escrever sobre o Natal, deixa claro que São Joaquim e Santa Ana são os pais de Maria.

BREVE EXPLICAÇÃO DA ICONOGRAFIA DA TELA DE SANT'ANA
Veste uma túnica verde, um manto amarelo e um véu branco, as cores com as quais é habitualmente representada na arte.

Sobre Joaquim e Ana, pais de Maria, não há nenhuma referência na Bíblia e tampouco notícias certas; as que chegaram até nós, hoje, são extraídas de textos apócrifos, como o Protoevangelho de Tiago e o Evangelho do pseudo Mateus, além da tradição.

Santa Ana é conhecida por realizar muitos milagres, e as pessoas de todo o mundo vêm para visitar a Basílica. Primeiro milagre: Pilares na entrada da frente são abordados em muletas de pessoas que foram ditas ter sido curadas milagrosamente.

Ana era estéril e não conseguia engravidar de Elcana, de quem era uma das esposas. Ela sofria com as provocações de Penina, outra esposa de seu marido, com quem ele tinha filhos. Ana tinha muita vontade de engravidar e não conseguir a entristecia bastante.

Neste momento também iremos tratar do problema da rivalidade existente entre Ana e Penina, que é fortemente evidenciada pelo texto bíblico no destaque dado pelo narrador ao fato de Penina provocar Ana por ela não ter filhos.

Pai do pai ou da mãe (ex.: avô materno; avô paterno; um dos avôs nasceu nos Açores). Feminino: avó. Plural: avôs.