Como era o Neguebe na Bíblia?

Perguntado por: ioliveira5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

O Neguebe é uma espécie de Sefelá sem água, porque sua altitude não chega a ser propícia para captar as nuvens e a umidade que, vinda do Mar Mediterrâneo a ocidente, acabam por resultar em chuvas abundantes, na época do inverno, nesta região do sul da Transjordânia.

Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

Localizado ao Sul de Israel, este deserto já foi casa de povos nômades, otomanos, edomitas, filisteus, bizantinos, nabeteus e outros. O território, que já foi rota de incensos e temperos vindos do Iêmen, hoje é ocupado principalmente por israelenses e beduínos.

Quem é o autor do Salmo 126
Provavelmente este salmo foi escrito por Esdras, ou alguns dos profetas que surgiram com o primeiro. Lemos sobre cantores dos filhos de Asafe, aquele famoso salmista, que retornou então, Esdras 2:41.

SALMO 126 - Salmo de Davi.

A palavra Sião tem vários significados nas escrituras. A definição mais geral da palavra é “o puro de coração” (D&C 97:21). A palavra Sião é frequentemente usada para referir-se ao povo do Senhor ou à Igreja e a suas estacas (ver D&C 82:14). Também foi usada para referir-se a locais geográficos específicos.

“Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres” (versos 1 a 3).

O contexto em que este salmo foi escrito é a recordação do povo de Israel sobre a libertação do exílio na Babilônia. O verso primeiro é a descrição do sentimento de alegria que encheu os israelitas quando são libertados após a conquista da Babilônia pelos persas.

Assim, as expressões «chuva temporã» e «chuva serôdia» significam que se trata de chuva que vem fora da sua época habitual, mas a temporã é a que aparece antes, e a serôdia é a que surge depois da época normal.

Corrente de água rápida e impetuosa que provém de grandes chuvas ou do súbito derretimento das neves.

Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.

Uma opção interessante, que também permite conhecer o povo local, é passar a noite ou visitar algumas das fazendas da região abertas ao turismo. Na estrada 40, está Avdat (foto acima), uma das antigas cidades de Nabatean que fazem parte da rota do incenso.

Ao longo dos séculos, romanos, judeus, mamelucos e britânicos conquistaram a cidade, que hoje em dia encontra-se no sul da Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel.

O oásis de Beerseba era o ponto de convergência das vias seguidas pelas caravanas que iam do deserto para os mercados das montanhas centrais e para a planície costeira. A aldeia devia sua importância à sua posição sobre a rota comercial para o Egito e para a terra do edomitas.

O Salmo 126 aponta para o encerramento do cativeiro do povo Judeu no ano 538aC. Trata-se da marcha da vitória em direção a Jerusalém, depois de 70 anos em cativeiro babilônico.

O contexto do Salmo 126 se dá no retorno dos israelitas do exílio vivido na babilônia. Eles ficaram 70 anos como escravos na cidade, por conta de sua contínua desobediência ao Senhor.