Como era o mundo há 200 milhões de anos atrás?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Então, 200 milhões de anos atrás, na Era Paleozóica, existia a Pangeia e um gigantesco oceano chamado Pantalassa. Na sequência, a Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida) no Mar de Tétis, em 130 milhões de anos.

De acordo com essa teoria, em determinada época, há centenas de milhões de anos, todos os continentes formavam um só bloco, a Pangeia (do grego, pan = toda e geo = terra). Ao longo de milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas, a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia.

Em seguida, 130 milhões de anos atrás, um intenso vulcanismo rompeu com Gondwana, abrindo o jovem Oceano Atlântico. De rochas de diferentes idades dentro desse período foram extraídos perto de 18 espécies de dinossauros brasileiros.

Como era uma única massa terrestre, a Pangeia possuía atmosfera bem definida: cercada por água em todas as direções, as temperaturas costeiras eram mais úmidas e suaves. A medida em que nos aproximávamos do interior do continente, o clima se tornava mais quente e seco, com a incidência de desertos no centro.

Nos próximos 300 milhões de anos, todos os continentes da Terra se chocarão e formarão novo supercontinente chamado Amasia, fechando o Oceano Pacífico no processo.

Os primeiros 400 milhões de anos da Terra foram hostis e desoladores: temperaturas de mais de 200ºC tornavam a crosta liquefeita e gases vulcânicos, especialmente CO2, eram massivamente lançados na atmosfera em formação.

Cerca de 450 milhões de anos atrás, a Terra sofreu a segunda maior extinção em massa de sua história, com o desaparecimento de mais de 75% das espécies marinhas, durante o Período Ordoviciano. O que exatamente causou essa tremenda perda na biodiversidade ainda é um mistério.

Cerca de 560 milhões de anos atrás, a Terra estava descongelando na Era Glacial, e essa área foi inundada com água glacial, formando um mar raso. Você pode caminhar centenas de quilômetros em qualquer direção e ver registros dos animais que ali viviam, dispostos na superfície das rochas.

Nesse período, a Terra era entendida como um disco plano rodeado por um rio de água salgada que ficava em constante movimento, chamado Oceanus. O primeiro mapa-múndi de que se tem notícia foi feito na Babilônia entre os séculos 7 e 6 a.C.

Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos teve início a formação do planeta Terra. A Terra nesse período era muito quente como uma esfera de fogo, devido a isso não abrigava nenhum tipo de vida.

Segundo o estudo, 3,2 bilhões de anos atrás o nosso planeta era coberto completamente por água — não havia nenhum grande pedaço de terra à vista.

Há 550 milhões de anos, um curioso animal morria, deixando o rastro de seu último deslocamento, o que permitiu aos cientistas descrever um dos primeiros organismos capazes de se mover. O animal, Yilingia spiciformis, parece um "verme segmentado" (seu corpo é formado por vários anéis sucessivos, idênticos).

A crosta continental da Terra se formou cerca de 500 milhões de anos antes do que se pensava, revelou um estudo internacional apresentado na Assembleia Geral da união Europeia de Geociências, um dos maiores eventos da área.

Acredita-se que os primeiros hominídeos (linhagem Homo) evoluíram de um ancestral comum entre os grandes primatas de hoje, que viveu entre 8 e 6 milhões de anos atrás, de acordo com o Smithsonian.