Como era o mundo há 1000 anos atrás?

Perguntado por: amata . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

cerca de mil anos, amplas extensões do continente europeu eram constituídas de florestas um mundo sombrio, estranho e ameaçador aos homens que construíam povoados, cultivavam cereais e criavam gado em grandes clareiras nas suas cercanias, numa economia de pura subsistência, da mão para a boca.

Na Eurásia Ocidental (Europa e Oriente Próximo), o primeiro milênio foi uma época de grande transição da Antiguidade Clássica para a Idade Média. O século I viu o auge do Império Romano, seguido por seu declínio gradual durante o período da Antiguidade Tardia, o surgimento do Cristianismo e as Grandes Migrações.

Durante o ano 1000 o mundo ocidental foi varrido por um temor bastante vulgarizado ligado às ideias milenaristas que os eclesiásticos divulgavam através da leitura do Apocalipse. Os cometas e o nascimento de crianças com deformidades congénitas foram considerados como sinais de que o fim dos tempos estava próximo.

800 a.C. - Período Arcaico Grego. 776 a.C. - Primeiro Festival de atletismo helênico, em Olímpia. 771 a.C. - Período das Primaveras e Outonos, na China. 753 a.C. - Fundação Lendária de Roma.

Mesopotâmia, 3 100 a.C.
Não há uma que possa ser considerada a mais antiga de todas, já que as datações não são confiáveis. Mas, em geral, considerava-se o ano de 3 100 a.C., há 5 100 anos, como a data inaugural do uso da escritura na região e no mundo.

17 de fevereiro - Lançamento do sistema operacional Windows 2000. 20 de fevereiro - Câmara dos Comuns (Inglaterra) suspende o Governo autónomo do Ulster. 27 de fevereiro - Fim do XXII Congresso do PSD, com reeleição de Durão Barroso. Fim da erupção ocorrida no mar, do Vulcão da Serreta, ilha Terceira, Açores.

É muito difícil definir com precisão qual foi o primeiro país a aparecer no mundo. Japão e China sempre surgem em pesquisas relacionadas ao tema por causa de sua vasta história ao longo do tempo, mas muitos estudiosos apontam a República de San Marino, na Europa, como a nação mais antiga.

O terceiro milénio ou milênio d.C. é o período compreendido entre 1 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 3000, sendo o milénio atual.

1 de janeiro - Luiz Inácio Lula da Silva assume a presidência da República Federativa do Brasil. 24 de março - 400 anos de morte da rainha Elizabeth I da Inglaterra. 27 de abril - Papa João Paulo II beatifica Tiago Alberione. 3 de setembro - Gilberto Gil recebe o Grammy Latino prêmio de Personalidade do Ano, Miami.

Ao contrário do que muitos acreditam, o começo do século 21 -e do terceiro milênio- é oficialmente no dia 1º de janeiro de 2001 e não em 2000. "Esse milênio vai ser concluído no último segundo do ano 2000.

Eudes é coroado em Compiègne, o poder real, no entanto não se estende além da Gália setentrional. O rei abandona o uso das missi dominici e reduz consideravelmente o que resta do fisco real. Guerra Civil alastra em toda a Península Ibérica.

Quando o último imperador romano foi destronado, em 476, a Idade Antiga, cronologicamente, foi encerrada. Para saber mais sobre o império que marcou a história política e militar da Antiguidade, leia: Roma Antiga.

Fundação da Escola de Medicina de Salerno, a primeira escola leiga. O rei viquingue Haroldo, o Louro une a Noruega num só reino.

100 anos atrás não havia viagem ao espaço, nem nada próximo disso. Não havia nenhum satélite ou a estação especial ISS. Pra ser mais exato, em 1914 (apenas 101 anos atrás) o primeiro avião de passageiros fez seu primeiro voo-teste bem sucedido com apenas 16 pessoas. Sim, a aviação estava nesse patamar.

A partir dos anos 1200, tornaram-se comuns as construções em pedra e tijolos e os castelos ganham novas dependências, como celeiros, estábulos, muralhas, fossos e torres de vigia, para sua defesa. A mobília também se sofisticou e os nobres passaram a usar tapeçaria e pratarias vindas do Oriente.

"O país vivia o começo do esgotamento da República Velha, que tinha a hegemonia das oligarquias agrárias regionais e com mais de 80% de sua população vivendo no meio rural", explica. "Havia pelo menos duas grandes contradições na estrutura econômico-social do país."

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Os especialistas que reconhecem a existência de um pregador judeu chamado Jesus Contudo, situam seu nascimento entre os anos 6 e 4 antes da Era Comum.

Ano Um cristão (nosso Ano Um)
Dentro deste caos de calendários, um humilde monge chamado Dionísio Exiguus apareceu. Ele se perguntava por que estavam datando as coisas pela fundação da cidade de Roma. Não fazia sentido nenhum para o monge.