Como era o mundo antes do telefone convencional?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Antes da criação do celular, a comunicação era feita por meio de cartas. As pessoas mandavam cartas umas as outras para saber sobre acontecimentos do dia a dia, para felicitar no natal, etc. O mundo antes da internet era bem diferente, as pessoas não tinham essa pressa na comunicação, na transmissão das informações.

A única forma de se comunicar rapidamente com a outra pessoa era ligando para a casa ou para o trabalho dela e torcendo para que ela estivesse por perto. Isso quando você não ligava para o vizinho e pedia para ele chamar a pessoa na casa ao lado...

As ondas de rádio levaram o telefone para o carro
Antes do surgimento do primeiro telefone celular, já existiam telefones instalados em automóveis desde 1940. Esses aparelhos funcionavam através de ondas de rádio que depois serviram de base para o que hoje chamamos de telefonia celular.

Eles nos permitem realizar nosso trabalho ou estudo fora do escritório, nos entretêm e nos ajudar a estar em contato com dezenas ou mesmo milhares de pessoas através de redes sociais e aplicativos de comunicação.

O mundo antes da criação da internet, essa rede mundial que conecta todos os computadores e smartphones, era certamente mais complicado. Por falta de acesso a dados digitalizados e por não existir a conectividade tão acessível como hoje, diversas tarefas eram trabalhosas.

Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros a distância.

Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens. Com o desenvolvimento dos estudos sobre eletricidade, já no século XVIII, surge o telégrafo, instrumento ligado por fios e eletroímãs. Baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, ele enviava mensagens a longas distâncias.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

Pesquisas escolares
Antes do Google e da Wikipedia, as pessoas de bem se utilizavam de enciclopédias. Era muito comum comprar muitos livros dessas coleções que tentavam falar de tudo um pouco, ou frequentar bibliotecas pra ler e pegar emprestado.

Antigamente, quando as pessoas ocupavam o espaço, andavam, faziam expedição, cada pessoa exercitava o seu conhecimento, tanto as mulheres em relação à coleta, quanto os homens em relação à caça, todo mundo exercitava seu conhecimento , era uma forma de aprender , era uma forma de viver a vida .

As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.

Os celulares não recebiam mensagens de texto, e os pagers eram como os primórdios de tal tecnologia – uma versão à manivela do SMS. Era preciso, telefonar para uma central, dizer sua mensagem para uma telefonista, que a enviaria ao pager da pessoa com que se desejava falar – e tudo isso era pago em uma assinatura.

Manter amizades era uma tarefa que requeria muito mais tempo e esforço. Hoje disseminadas em massa pelas redes, junto a milhares de fake news, as notícias eram veiculadas principalmente pelos meios de comunicação tradicionais — jornais, revistas e emissoras de televisão —, que gozavam de maior credibilidade.

O primeiro celular do mundo tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, e pesava mais de 1Kg. Tinha memória para armazenar até 30 números, possuía autonomia para 40 minutos em ligações ou até 8 horas em standby. Seu carregamento demorava 10 horas, e ele tinha um display de LED para ver os dígitos selecionados.

O dia 10 de março tem papel importante na história global das telecomunicações. Nesta mesma data, em 1876, ocorreu a primeira transmissão elétrica de voz bem-sucedida da história. Foi então que o telefone revolucionou a maneira como bilhões de pessoas se comunicam diariamente – até hoje.

A comunicação por voz tornou possíveis as relações em nível global, transformou a forma de fazer negócios, aproximou famílias e muito mais. Afinal, uma conversa de viva voz tem uma grande vantagem sobre as mensagens escritas: ela transmite não apenas informações, mas também as emoções humanas.

O seu antigo Android pode ser uma ótima opção de câmera extra. Mesmo os mais antigos, podem capturar vídeo de pelo menos 1.920 x 1.080 pixels a 30 FPS. Limpe todo o armazenamento do celular, deixando livre para sua expressão “artística”.

Resposta. Resposta: A comunicação era mais pessoal, feita frente a frente ou pelo telefone fixo.

As tecnologias-chave aplicadas nesse progresso incluíam a hidráulica, os conversores de torque, as transmissões powershift e outras. É provável que nunca se volte a desenvolver tantas ideias e conceitos diferentes como ocorreu na década de 50. Tudo foi tentado, mas poucas soluções foram realmente bem-sucedidas.